quarta-feira, 13 de março de 2013

Cartilha da Bíblia Sagrada, neste artigo trás informações sobre quem, quando, porque e para quem foi dirigido cada livro da Bíblia.

Bíblia Sagrada protestante.
Introdução
    A Bíblia Sagrada de qualquer segmento religioso, com sua complexidade tem sido um livro com muitas dificuldades nas interpretações da leitura, por este motivo dediquei-me em apresentar de forma organizada como ela se apresenta, e aprofundei-me em decifrar alguns aspectos desta biblioteca farta de informações, como escrevi, é uma biblioteca, e não somente um livro comum com vários capítulos, esta biblioteca apresenta 66 livros, cada um tem a sua própria particularidade; exemplo: em uma biblioteca comunitária há vários livros, e nem todos correspondem ao mesmo assunto, para escolhermos um deles, temos que ter interesse em um assunto, e isso só será possível com conhecimento do título, autor, assunto ou tema e introdução; a Bíblia por ser baseado em fatos reais, inclui-se: escritor, datas, destinos e alguns possuem também particularidades, a Bíblia segundo a sua apresentação é a história de Deus contada por diversos personagens que viveram em ocasiões diferentes, e é por isso que existem 66 livros com diferentes assuntos, que falam sobre, e para a humanidade de diferentes ocasiões, e com alguns conceitos a serem seguidos por toda eternidade, e é por este motivo que temos que conhecer estas particularidades, as Bíblias tradicionais não trazem estes tipos de informações, deixando assim uma lacuna que causa uma impressão que seu autor e escritor foram os mesmos, já algumas mais modernas trazem algumas informações extras. Este manual pretende deixar o mais claro possível todas as informações necessárias para despertar o interesse pela leitura da Bíblia; o leitor abrira a sua Bíblia como se estivesse entrando em uma biblioteca e irá escolher o livro que o interessa ler, pense bem; o leitor necessariamente não terá que ler os livros em uma seqüência, já que cada livro se refere a um assunto diferente, com a Bíblia o leitor tem uma biblioteca com diversos assuntos, e assim despertara o interesse de conhecê-los melhor ao ver o assunto a que se refere.   

Apresentação
  A palavra Bíblia tem a origem Grega, “Rolo pequeno de papiro” Diminutivo de Biblos que em Latim representa papel, e foi usada pela primeira vez por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla de 384 a 404 a.C., e hoje representa uma pequena biblioteca com 66 livros, e dívida em duas partes: a.C. e d.C. e subdividida em sete partes: históricos, poéticos, versos e parábola, romance, biográficos, cartas e revelações.

Divisões
1ª Parte
  A primeira parte a.C. se refere ao período “antes de Cristo”, conhecido como, Antigo testamento que é formado por 39 livros, que estão organizados da seguinte forma: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Ruth, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias, éster, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias, Lamentações, Daniel, Ezequiel, Oseías, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Malaquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

 2ª Parte 
  A segunda parte d.C. se refere ao período “depois de Cristo” e é formado por 27 livros, que estão organizados da seguinte forma: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, filipenses, colossenses, 1ª Tessalonicense, 2ª Tessalonicense, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filemos, Hebreus, Tiago, 1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2ª João, 3ª João, Judas, Apocalipse;

Subdivisões
1ª Parte
*Históricos da criação de uma sociedade. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Ruth, 1ª Samuel, 2ª Samuel, Atos dos apóstolos.
  Estes livros descrevem desde a criação do mundo até o período do governo dos juízes, e a formação da primeira igreja humana, e também de um período anterior, que a data inicial pode ter sido até a 4000 a.C., por terem ficado registradas em tabuas de barro em um tipo de escritura conhecida como cuneiforme só foi reconhecida a partir de 2500 a.C. com a criação da 1ª biblioteca no Egito.

*Juízes:
Otiniel, Eude, Sangar, Débora (Baraque), Gideão, Tolá, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão.
Estes foram os homens que governaram no período de 1375 a 1050 a.C.

*Históricos de reis
1ª Reis, 2ª Reis, 1ª Crônicas, 2ª Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Eclesiastes.
 Relatos desde o primeiro Rei em 1050 a 586 a.C., e a entrada e o retorno do cativeiro babilônico

*Proféticos
Isaías, Jeremias, Lamentações, Daniel, Ezequiel, Oseías, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Malaquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias,
Nesta parte os livros históricos de profetas deram início com Isaias em 835 a.C. e se encerraram com Malaquias em 432 a.C. e acompanharam os reis durante este período os profetas eram a ligação de Deus com o povo.

2ª Parte
*Poéticos:
Jô, Salmos.
Composições escritas desde 1440 a 586 a.C. por autores diferentes.

3ª Parte
*Versos: Provérbios

4ª Parte
*Romance: Cantares

5ª Parte
*Biográficos: Mateus, Marcos, Lucas, João.

6ª Parte
*Cartas: Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, filipense, colossense, 1ª Tessalonicense, 2ª Tessalonicense, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filemos, Hebreus, Tiago, 1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2ª João, 3ª João, Judas

7ª Parte
*Revelações: Apocalipse

Como reconhecer cada livro?
Autor: Quando o livro apresenta: poemas, cartas e cânticos, mesmo que sejam inspirados em fatos reais.
Escritor: Quando o livro apresenta histórias vividas pelo próprio e, ou outros personagens.
Assunto ou tema: Aquilo que o autor ou escritor se refere, ou o que ele deseja transmitir a alguém.
Datas: Refere-se ao período do acontecimento, em alguns casos apresenta juntamente o período da sua edição.
Destinos: Para quais leitores foi escrito, de forma especifica.
Particularidades: Fatos em excepcional que se relaciona com o autor, escritor ou livro; informações ajudam a tirar possíveis dúvidas dos leitores.

Velho testamento


1-Gênesis
2-Êxodo
3-Levítico
5-Deuteronômio
6-Josué
7-Juízes
8-Ruth
9-1ª Samuel
10-2ª Samuel
11-1ª Reis
12-2ª Reis
13-1ª Crônicas
14-2ª Crônicas
15-Esdras
16-Neemias
17-Ester
18-Jó
19-Salmos
20-Provérbios
21-Eclesiastes
22-Cantares
23-Isaías
24-Jeremias
25-Lamentações
26-Daniel
27-Ezequiel
28-Oseias
29-Joel
30-Amos
31-Obadias
32-Jonas
33-Malaquias
34-Naum
35-Habacuque
36-Sofonias
37-Ageu
38-Zacarias
39-Malaquias

Estes livros descrevem acontecimento desde a criação de todo universo, seguido pela evolução e formação de uma sociedade, apresentam os tipos de governos que inicia com líderes, juízes, reis, profetas e os acontecimentos em regiões específicas, e que marcaram o povo naquela ocasião, alguns livros com algumas repetições, estas usadas como costumes para que o povo não se esquecesse, acrescentam-se poesias e cânticos, na sua maioria baseados em fatos reais, e romances, em especifico o livro de Cantares.

Gênesis
Escritor: Moisés
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar o momento da criação do mundo, do homem e de todas as espécies.
Destino: Povo de Israel.
Data: 1450 a 1410 a.C. Relatando acontecimentos anteriores a 2500 a.C.
Particularidade: O livro de Gênesis deixa algumas dúvidas porque existe um contraste em datas, foi escrito por Moisés entre 1450 e 1410 a.C., porem há acontecimentos anterior à 2500 a.C.; Moisés nasceu em 1526 a.C., o livro foi escrito entre 1050 e 1090 anos depois dos acontecimentos, acredita-se que foi escrito no período de 40 anos de peregrinação no deserto após a libertação do povo do Egito, sendo assim verifica-se que Moisés não presenciou estes acontecimentos.
Moisés foi criado, educado no Egito na casa de Faraó, e dominava o tipo de escrita que eram usadas por sacerdotes, sendo assim pode se afirmar que as informações para construção deste livro, foram extraídas de escritos registrados em tabuas de barro em Cuneiformes “a primeira forma escrita a 4.000 a.C.”, até chegar a Moisés, por este mesmo motivo que só pode afirmar datas a partir de 2.500 a.C. Após a criação da primeira biblioteca no Egito.  
  A primeira forma escrita foi os Coniformes a 4.000 a.C., a mais antiga do mundo, surgiu quase na mesma época dos Hieróglifos, usada em pirâmides, túmulos e outros escritos do Egito, criada por volta de 3.500 a.C. um tipo de escrita que para uma compreensão adequada seria necessário que o tradutor dominasse bem a linguagem dos Hebreus ou Árabes.

Êxodo
Escritor: Moisés.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: registrar o nascimento de Moises “escritor do livro”, a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito e o desenvolvimento como Nação.
Destino: O povo de Israel
Data: 1450 a 1410 a.C.
Particularidade: Este livro foi escrito durante a peregrinação do povo de Israel que inicio ou 1446 a 1406 a.C., e descreve a morte de Moises, e o seu próprio nascimento, criação e os acontecimentos, neste livro estão registrados os mandamentos, e ainda relata também desde a descendência de Jacó no Egito a saída e as orientações e construção do tabernáculo. 

Levítico
Escritor: Moisés.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Entregar aos sacerdotes e levitas um manual para traçarem responsabilidades quanto a adoração e um guia de vida santa para os Hebreus.
Data: 1445 a 1444 a.C.
Destino: Povo de Israel.
Particularidade: O povo acabara de sair do Egito, alguns ainda com costumes daquele local, houve a necessidade de instruções para que aquele povo fosse preparado e separado para uma missão, não que Deus quisesse a separação dos povos, mais sim por falta de experiência, pois passaram mais de quatrocentos anos como escravos, e muitos de adaptaram com os costumes, e outros povos tinham costumes que poderiam os afastar do verdadeiro foco que era a busca pela terra prometida “Canaã” e a adoração a um único Deus.  

Números
Escritor: Moisés.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar eventos durante 40 anos que Israel vagou no deserto, como pecaram e foram punidos, e a preparação para entrar na terra prometida, “Canaã”.
Data: 1450 a 1410 a.C.
Destino: Povo de Israel.
Particularidade: O nome deste livro se dá especialmente pelo fato de ter se estabelecido o primeiro senso ordenado por Deus e executado por Moisés, esta contagem se fez necessária pelo fato de estarem se preparando para tomar posse da terra prometida “Canaã”, algo que não teriam facilidades, neste senso só eram contados homens acima de vinte anos e dividido de acordo com a tribo que pertenciam, era uma verdadeira preparação para guerra, também foram ensinadas as estratégias, formas das divisões: de tribos, herdades, possessões, serviços, deveres e obrigações do povo. 

Deuteronômio
Escritor: Inicialmente Moisés os capítulos finais provavelmente foram escritos por Josué após a morte de Moisés
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: lembrar aos Israelitas o que Deus havia realizado; Trazer repetição das leis "Os Mandamentos"; Registrar as últimas palavras de Moisés ao povo de Israel para encorajá-los a se dedicarem a Deus antes de entrar em Canaã.
Data: Por volta de 1407 a 1406 a.C.
Destino: Povo de Israel.
Particularidades: O nome Deuteronômio deriva-se do título da tradução grega Septuaginta; Deu-te-ro-nó-mi-on, nome composto formado de deu-te-ros, que significa “segundo”, e de ·mos, “lei.” Significa, portanto, repetição das leis.

Josué
Escritor: Inicialmente Josué os capítulos finais provavelmente foram escritos por sacerdote Finéas, pessoa presente em todos os eventos.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Narrar a conquista da terra prometida “Canaã” por Israel.
Data: Por volta de 1406/1375 a.C.
Destino: Povo de Israel.
Particularidades: Josué um dos únicos a entrar na em Canaã daquele povo que havia sido designado por Deus, pois os quarenta anos circulando em volta do mesmo lugar não foi sem motivo, pois, entre todo àquele povo que peregrinava existia uma quantidade que traziam costumes do passado, Deus ainda aguardou pelo o nascimento de uma nova geração, pois, se aquele povo fosse todo exterminado, só Josué e Calebe entrariam em Canaã, e isso seria impossível, pois, ao lermos este livro descobriremos que daquela geração só entraram em Canaã Josué e Calebe que não receberam nada  facilmente tiveram que lutar pela conquista da terra, e ainda organizar um povo, Josué e Calebe era os únicos que haviam presenciado a saída do Egito desde a primeira praga até aquele momento, e teria que orientar e administrar mais de dois milhões de pessoas.  

Juízes
Escritor: Possivelmente Samuel
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registro do período em que Israel teve juízes sobre seu domínio, em que deixava claros os pecados e as consequências, já que os Israelitas perderam seus compromissos e motivações espirituais.
Data: Por volta de 1375 a 1050 a.C.
Destino: Povo de Israel
Particularidades: Este livro tem Débora como única juíza “mulher” sobre o povo em um período que mulheres eram tratadas de maneiras diferenciadas dos homens e nem contadas e um senso, mais tudo se deu por sua bravura de derrotar Sisera, os cananeus, e cantar o hino da vitória com Baraque.

Ruth
Escritor: Possivelmente Samuel
Assunto:  Relatos Histórico
Propósito: Registro de Três pessoas manterem-se forte e fiel a Deus, em quanto todos ao seu redor se desestabilizou.
Data: Por volta de 1375 a 1050 a.C.
Destino: Povo de Israel
Particularidades: O livro de Rute mostra que mesmo viúva ela continuou fiel a sua a sua sogra, e o seu ato de generosidade e integridade a levou ter proteção e ser prospera em um período dos juízes, quando o povo se desviava dos caminhos de Deus e partiam para idolatria, e ela mesmo assim se manteve forte, uma viúva nesta ocasião estava sujeita a fome e a prostituição ou teria que se sujeitar a outro homem, talvez que não partilhasse dos mesmos costumes isto seria um caos, mas ela evitou que isto acontecesse, e ainda apoiou a sua sogra que já era de idade avançada, e nem estas opções teria.  
 
1ª Samuel
Escritor: Possivelmente: Samuel inclui também escrito dos profetas Natã e Gade
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registro da vida de Samuel e do último Juiz, reinado e declínio de Saul, o primeiro rei, e a preparação de Davi para reinar Israel.
Data: Por volta de 1075 a 1050 a.C.
Destino: Povo de Israel

2ª Samuel
Escritor: Possivelmente Natã ou Gade
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registro do reinado de Davi
Data: Por volta de 930 a.C. logo após o reinado de Davi de 1010 a 970 a.C.
Destino: Povo de Israel

1ª Reis
Escritor: Possivelmente Jeremias ou um grupo de profetas
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar o período de Monarquia sobre o povo de Israel e como ela se tornou uma nação dividida, física, espiritualmente.
Data: Por volta de 930 a.C. logo após o reinado de Davi de 1010 a 853 a.C.
Destino: Povo de Israel mesmo dividido

2ª Reis
Escritor: Possivelmente Jeremias ou um grupo de profetas
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar o período de Monarquia sobre o povo de Israel e como ela se tornou uma nação dividida, física, espiritualmente.
Data: Por volta de 930 a.C. logo após o reinado de Davi de 853 a 586 a.C.
Destino: Povo de Israel mesmo dividido

1ª Crônicas
Escritor: Esdras de acordo com a tradição judaica.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar acontecimentos desde o rei Davi até Salomão.
Data: Aproximadamente 430 a.C; registro de acontecimentos de 1050 a 970 a.C.
Destino: Povo de Israel mesmo dividido
Particularidade. A palavra crônica se origina do latim Crônico e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período seguindo uma cronologia, este livro não tem o registro de todos os acontecimentos o período de 1°Reis, mas os mais marcantes da ocasião.

2ª Crônicas
Escritor: Esdras de acordo com a tradição judaica.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: aproximadamente 430 a.C.; registrar acontecimentos desde o rei Salomão até o início do cativeiro Na Babilônia de 970 a 586 a.C.
Data: Aproximadamente 430 a.C
Destino: Povo de Israel mesmo dividido
Particularidade. A palavra crônica se origina do latim Crônico e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período seguindo uma cronologia, este livro não tem o registro de todos a acontecimentos dono período de 1°Reis, mas os mais marcantes da ocasião.

Esdras
Escritor: Esdras de acordo com a tradição judaica.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar o retorno do povo após a volta do cativeiro, dando seqüência a 2° Crônicas.
Data: Por volta de 450 a.C., registrando o período entre 538 a 450 a.C., omitindo o período de 516-458, este livro possivelmente foi iniciado suas escrituras na Babilônia, e concluído em Jerusalém.
Destino: Povo de Israel mesmo dividido, e aos futuros membros das tribos.
Particularidade. Esdras liderou o primeiro grupo de exilados judeus que viviam na Babilônia de volta para Jerusalém, e completou a reconstrução do templo

Neemias
Escritor: Neemias, provavelmente com a colaboração de Esdras como editor.
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar o terceiro retorno a Jerusalém, após o cativeiro, e retrata como os muros e a cidade foi reconstruída, e registra o cumprimento das profecias de Zacarias e Daniel sobre a reconstrução os muros de Jerusalém.
Data: De 445 a 432 a.C.
Destino: Povo de Israel e futuras gerações.
Particularidade. A determinação de um simples copeiro do rei em lutar pelo bem do seu povo, e a reconstrução do templo mesmo com a desaprovação de seus inimigos.

Ester
Escritor: Mardoqueu
Assunto: Relatos Históricos
Propósito: Registrar Ester se tornando rainha, e a determinação de uma mulher que se torna rainha, e arisca para livrar o seu povo da mão do inimigo, em um período que uma mulher mesmo como rainha exigia-se ela ser chamada ou autorizada para falar com o rei.
Data: Aproximadamente 470 a.C.
Destino: Povo de Israel e futuras gerações.

Autor: Possivelmente Moisés, Salomão, ou Eliú, mesmo não havendo nada explicitamente documentado, porem há muita semelhança nos textos apresentados.
Assunto: Poética da Bíblia Hebraica “exortação”
Propósito: Retratar o significado da fé, e questão do sofrimento dos justos
Data: Por ser poético não apresenta data Histórica, e sim de um período que. Possivelmente foi escrito, entre 2000-1800 a.C.
Destino: Povo de Israel e futuras gerações.

Salmos
Autores:
Davi, 75 Salmos
Azafe, 12 Salmos
Filhos de Corá, 9 Salmos
Salomão, 2 Salmos
Hemã (com os filhos de Cora) Etã e Moisés, 1 Salmo cada
49 Salmos são anônimos, entre es anônimos estão: (Salmos 2 e 95), porem existem referência em: Atos 4:25 e Hebreus 4:7, destes Salmos anônimos que ao atribui à Davi (Salmos 2 e 95).
Assunto: Poético; baseados em fatos Históricos.
Propósito: Expressar o louvor e adoração a Deus por intermédio da poesia, extraídas de fatos reais.
Data: Aproximadamente (entre a época de Moisés 1440 a.C.) e o cativeiro Babilônico (586 a.C.).
Destino: Povo de Israel e futuras gerações.
Particularidade: O livro de Salmos e uma da mais antiga coletânea de poesias, versos, e composições reunindo vários autores em um livro; na ocasião era a forma de comunicação usada para expressar, adoração, agradecimento, e até para algum pedido ou autorização para um evento. De acordo com a tradição judaica o livro de salmos possivelmente foi compilado e organizado por Esdras, torna-se notório que não estão todos os Salmos neste livro, mas sim uma seleção dos mais importantes usados em eventos na ocasião.       

Provérbios
Autor: A princípio Salomão, Aguar e Lemuel contribuíram com as últimas seções.
Assunto: Versos e Parábolas
Propósito: Ensinar a disciplina, ser correto, justo e digno.
Data: Aproximadamente a partir de 970 a.C., princípio do Reinado de Salomão, o escritor
Destino: Povo de Israel e futuras gerações.
Particularidade: A palavra provérbio e de origem do latim: proverbium. O seu significado e: Frase, ou ditado curto de origem popular, este livro se resume em conceitos morais, uma norma social no Cristianismo. Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou aconselhar; pensamento.

Eclesiastes
Autor: Salomão
Assunto: Relato histórico de sua vida longe de Deus.
Propósito: Evitar que o povo tenha problemas futuros e relatando e sua insatisfação, em ter andado em um caminho longe de Deus a maior parte de sua vida.
Data: 935 a.C. No final de sua vida
Destino: Povo de Israel e futuras gerações, e em particular seus súditos.
Particularidade: O nome Eclesiastes deriva do termo grego ekklesiaassembléia” “e significa “aquele que fala a uma assembléia”. O termo hebraico correspondente é qohelet, que significa “aquele que convoca uma assembléia” recebendo muitas vezes a tradução de “Professor” ou “Pregador” em outras versões da Bíblia.
Salomão na escritura deste livro deixa transparecer arrependimento por muitos de seus atos, e usa os como uma forma de exemplo para que o povo não cometa os mesmos erros que ele cometeu, não existe melhor maneira para alertar os outros com nossos próprios erros, e por isso que este livro serve de regra para muitos. 

Cantares
Autor: Salomão
Assunto: Romance
Propósito: Relatar o relacionamento entre Salomão e Sulamita.
Data: Provavelmente 970 a.C., princípio do Reinado de Salomão, o escritor.
Particularidade: Este é um de livro cânticos, mais não um cântico comum, e sim um cântico especial que fala sobre amor, sexo, fidelidade, companheirismo, respeito, cuidado, elogios, cortejo, agrado, ou seja, uma forma especial entre um casal, sem de interferências externas, um momento sublime e particular a dois, e fica de exemplo para todos os casais.    

Isaías
Escritor: Profeta Isaias e o filho de Amós
Assunto: Narrativa histórica de profeta
Propósito: Chamar a nação de Judá de volta para Deus, e anunciar a salvação Divina através da vinda do Messias
Data: Do capitulo 1 ao 39 durante o ministério de Isaias, a cerca de 700 a.C., e do 40 ao 66, por volta de 681 no final de sua vida.
Destino: Judá
Tempo do ministério de Isaias: 740 a 681 a.C.

Jeremias
Escritor: Jeremias
Assunto: Narrativa histórica de profeta
Propósito: Exortar Israel voltar para Deus
Data: Entre 627 e 586 a.C.
Destino: Judá (Reino do Sul) e a sua Capital Jerusalém.
Tempo do ministério de Jeremias: 627 a 586 a.C.

Lamentações
Escritor: Jeremias
Assunto: Narrativa histórica de profeta
Propósito: Ensinar ao povo que desobedecer a Deus é trazer desgraça para a própria vida.
Data: 586 a.C. Após a queda de Jerusalém
Destino: Ao povo de Jerusalém

Ezequiel
Autor: Ezequiel, filho de Buzi, um sacerdote filho de Zadoque.
Assunto: Narrativa histórica de profeta
Propósito: Anunciar o julgamento e Deus sobre Israel e outras Nações, e profetizar a salvação do seu povo
Data: Aproximadamente 571 a.C.
Destino: Judeus cativos da Babilônia e o povo de Deus em todos os lugares.
Tempo do ministério de Ezequiel: 593 a 571 a.C.

Daniel
Escritor: Daniel.
Base: Narrativa histórica de profeta
Propósito: Registrar eventos acontecidos DE 635 a 536 a.C.
Data: 536 a.C. aproximadamente.
Destino: Os outros cativos da Babilônia e o povo de Deus em todos os lugares.
Tempo do ministério de Daniel: 553 a 536 a.C.

Oseias
Escritor: Oseías (filho de Beeri).
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Registro de fatos acontecidos de 753 a 715 a.C.
Data: 715 a.C.
Destino: Israel (Reino do Norte).
Tempo do ministério de Oséias: 753 a 715 a.C.

Joel
Escritor: Joel, filho de Petuel.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Registrar acontecimentos de 835 a 796 a.C.
Data: Aproximadamente de 835 a 796 a.C. Durante o tempo que Joel profetizou.
Destino: O povo de Judá, do Reino do Sul.
Tempo do ministério de Joel: 835 a 796 a.C.

Amós
Escritor: Amós.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Anunciar o Juízo de Deus sobre Israel, o Reino Do Norte.
Data: Aproximadamente de 760 a 750 a.C. Durante o reinado de Jeroboão II de Israel e Uzias (Azarias) de Judá
Destino: Israel (Reino do Norte), Judá (Reino do Sul)
Tempo do ministério de Amós: 760 a 750 a.C.

Obadias
Escritor: Obadias.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Registra acontecimento entre Edom e Israel.
Data: Possivelmente de 855 a 840 a.C. Reinado de Jeroão em Judá,
Destino: Os Edomitas (idumeus), e os Judeus que estavam em Judá.
Tempo do ministério de Obadias: 835 a 796 a.C.

Jonas
Escritor: Jonas filho de Amital.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Ensinar durante o Reinado de Jeroboão II de 793 a 753 a.C.
Data: Aproximadamente 793 a 753 a.C.
Destino: Israel

Miquéias
Escritor: Miquéias.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Prevenir o povo que o Juízo está próximo.
Data: 742 a 687 a.C.  Durante o Reinado de Jotão, Acas e Ezequias.
Destino: Povo de Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul).
Tempo do ministério de Miqueias: 742 a 686 a.C.

Naum
Escritor: Naum.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Pronunciar o juízo de Deus a Assíria e confortar Judá com esta verdade.
Data: 663 a 612 a.C. Durante o período de seu ministério.
Destino: Habitantes de Nínive e Judá.
Tempo do ministério de Naum: 663 a 612 a.C

Habacuque
Escritor: Habacuque.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Mostrar ao povo que Deus está no controle, mesmo com o aparente
Triunfo do mau.
Data: entre 612 e 589.
Destino: Judá (o reino do Sul).
Tempo do ministério de Habacuque: 612 a 589

Sofonias
Escritor: Sofonias.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Despertar o povo de Judá quanto a sua complacência, e exortá-los a retornarem para Deus.
Data: 640 a 621 a.C. Provavelmente no final do ministério de Sofonias, no período das grandes reformas do Rei Josias.
Destino: Judá.
Tempo do ministério de Sofonias: 640 a 621 a.C.

Ageu
Autor: Ageu.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Convocar o povo para reconstrução do templo.
Data: 520 a.C.
Destino: Aos povos que viviam em Jerusalém após o retorno do exílio.
Tempo do ministério de Ageu: 520 a por três meses após Zacarias

Zacarias
Escritor: Zacarias.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Revelar a futura libertação do povo, concedida através do Messias.
Data: os capítulos 1-8 foram escritos de 520 a 518 a.C., e o restante por volta de 480 a.C.
Destino: Judeus em Jerusalém que voltaram do exílio.
Tempo do ministério de Zacarias: 520 a.C. por dois meses

Malaquias
Escritor: Malaquias.
Assunto: Narrativa histórica de profeta.
Propósito: Restaurar o relacionamento do povo com Deus.
Data: Aproximadamente 430 a.C.
Destino: Judeus de Jerusalém
Tempo do ministério de Malaquias: 445 a 432 a.C.

Novo testamento
 Temos novo testamento formado por 27 livros, que estão organizados da seguinte forma:

1-Mateus
2-Marcos
3-Lucas
4-João
5-Atos
6-Romanos
7-1ª Coríntios
15-1ª Timóteo
16-2ª Timóteo
17-Tito
18-Filemom
19-Hebreus
20-Tiago
21-1ª Pedro
8-2ª Coríntios
9-Gálatas
10-Efesios
11-Filipense
12-Colossenses
13-1ª Tessalonicenses
14-2ª Tessalonicenses
22-2ª Pedro
23-1ª João
24-2ª João
25-3ª João
26-Judas
27-Apocalipse


Nestes livros, iremos encontrar algumas subdivisões, os primeiros livros: Mateus, Marcos, Lucas e João, são narrativos do Verbo de Deus em Jesus habitando entre os homens, como forma de exemplo para que todo humano observe como deve se comportar para que seja chamado de Filhos de Deus, Jesus com seu comportamento não só deixa claro um modo correto de vida, como quebra certos conceitos que eram usados por fariseus e sacerdotes e doutores da lei que aumentavam o jugo sobre o povo, tais conceitos que mesmo não sendo orientações de Deus, ainda são usados em certas religiões, seitas e outros seguimentos. Destes quatro livros os três primeiros foram escritos no mesmo período entre 55 e 65 d.C., e o quarto o livro de João Batista entre 85 e 90 d.C. Sendo o livro mais completo entre os quatro, nele pode encontrar momentos não mencionados em nenhum dos outros livros, por ser escrito após a morte de Jesus, os quatro livros são reconhecidos como livros biográficos de Jesus.
    Logo em seguida encontraremos o livro de Atos escrito por Lucas, este livro se refere aos acontecimentos após a morte de Jesus, ele apresenta um panorama do crescimento do cristianismo “A igreja primitiva”, e como lutou o povo de Deus para transmitir o que Jesus os havia ensinado.
   A seguir o leitor encontrara as cartas, que com o crescimento e expansão das igrejas se tornou necessárias para orientar, corrigir alguns e até elogiar o povo de Deus que faziam parte das igrejas específicas d'aquela ocasião, por este motivo são cartas direcionadas a cada igreja ou a cada povo. 

Mateus
Escritor: Mateus.
Assunto: Biográficos
Propósito: Provar que Jesus era o rei eterno.
Data: Aproximadamente 60 a 65 d.C.
Destino: Em especial os Judeus.
Particularidade do autor: Mateus também chamado Levi era Judeu, coletor de impostos antes de torna-se discípulo de Jesus; o seu Evangelho estabelece uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento por dar ênfase ao cumprimento das profecias messiânicas; tinha convicção que Jesus era o Rei prometido; os seus leitores eram os Judeus; acreditava que Jesus era o Messias por ter cumprido as profecias do antigo testamento; tinha a habilidade de um professor; baseado especialmente nos sermões e nas palavras de Jesus.  

Marcos
Escritor: João Marcos.
Assunto: Biográficos
Propósito: Apresenta a pessoa e as obras e os ensinamentos de Jesus.
Data: Aproximadamente 55 a 65 d.C.
Destino: Ao cristão em Roma, local onde escreveu o Evangelho.
Particularidade do autor: Marcos não foi um dos doze apóstolos, mais acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária; provavelmente foi um dos primeiros evangelhos a ser escritos; Marcos tinha a convicção que Jesus era o servo de Deus; seus leitores eram Gentios, Romanos; apresentava uma linha mostrando Jesus dando respaldo de suas palavras através de suas ações; tinha a habilidade de um Cronista; baseava-se especialmente no s milagres e nas atitudes de Jesus.    

Lucas
Escritor: Lucas.
Assunto: Biográficos
Propósito: Apresenta um relato preciso da vida de Cristo Homem e Salvador perfeito.
Data: Por volta de 60 d.C
Destino: Gentios, Gregos
Particularidade do autor: Lucas um médico Grego, Cristão gentio; Tinha uma visão de Jesus como filho do Homem; seus leitores eram Gregos; tinha convicção de Jesus como 100% Deus e 100% Homem; tinha a habilidade de um Historiador; baseava-se na humildade de Jesus, pelo fato de ser um médico faz diversas referências sobre enfermidades   

João
Escritor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Assunto: Biográficos
Propósito: comprovar que Jesus é o filho de Deus, e que todo aquele que nele crê tem Vida Eterna.
Data: Provavelmente de 85 a 90 d.C., escrito depois da construção do Templo de Jerusalém.
Destino: Novos Cristãos e não cristão.
Particularidade deste livro: João Batista citado neste livro é filho de Zacarias e Izabel, primo de Jesus, ele tinha a convicção que Jesus era o filho de Deus; os seus leitores eram os cristãos de todo mundo; pregava que a crença em Jesus Cristo era a condição exigida para salvação; tinha a habilidade de um Teólogo; baseava-se nos princípios contidos nos ensinamentos de Jesus.

Atos dos Apóstolos
Escritor: Lucas, médico, grego, e um cristão gentio.
Assunto: Biográfico.
Propósito: Fornecer um relato preciso do nascimento e crescimento do Cristianismo.
Data: Entre 63 a 70 d.C.
Destino: O povo de Deus.
Particularidade: Este livro e uma continuidade do livro de Lucas e termina abruptamente, existem especulações que Lucas pretendia escrever um Terceiro livro, mas nada confirmado, porem descreve o princípio da igreja primitiva de acordo com os ensinamentos de Jesus, e não mais da forma que os sacerdotes e doutores da lei ensinavam, o começo de uma nova era que confrontava com tudo e todos que distorciam a palavra de Deus.

Romanos
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito:  Apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a sua mensagem antes de sua chegada a Roma.
Particularidade: Este livro mesmo não tendo um formato de carta, porem deixa uma aparência pela forma que ele se despede dos irmãos.

1ª Coríntios
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Oferecer solução e ensinar os crentes de Corintos como viver para Cristo mesmo em uma sociedade contaminada pela corrupção.
Data: 55 d.C.
Destino: A igreja de Corinto.
Particularidade: Na ocasião Paulo já alertava sobre as divisões e as desordens na igreja.

2ª Coríntios
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Refutar os falsos mestres em Corintos.
Data: 55 a 57 d.C.
Destino: a igreja e Corintos.
Particularidade: Esta é uma carta biográfica pessoal, Paulo fala diretamente sobre seu ministério, ações, autoridades e suas ofertas.

Gálatas
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Tentar corrigir os judaizantes que ensinavam aos crentes gentios que se salvariam obedecendo a leis judaicas.
Data: Aproximadamente 49 d.C. E antes do concilio de Jerusalém no ano 50 d.C.
Destino: As igrejas de Gálatas e Icônito, Listra e Derbe.
Particularidade: Provavelmente esta carta não foi dirigida somente a uma igreja ou grupo, pois tem indicações de passagens e vários locais.

Efésios
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Fortalecer a fé cristã do povo de Éfeso.
Data: Aproximadamente 60 d.C.
Destino: A igreja de Éfeso
Particularidade do autor: Neste período Paulo estava preso em Roma, provavelmente foi entregue a várias congregações da igreja primitiva.

Filipense
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Agradecer aos Felipenses a oferta que haviam enviado.
Data: Aproximadamente 61 d.C.
Destino: Cristãos de Felipos.
Particularidade do autor: Neste período Paulo estava preso em Roma.
Particularidade: Felipos foi a primeira igreja fundada por Paulo em uma de suas viagens missionárias, era uma cidade fundada por Filipe para dominar a rota ao Ocidente, de acordo com a ocasião esta carta foi escrita de dentro da prisão.

Colossense
Autor: Paulo
Assunto: Cartas direcionadas
Propósito: Combater os erros da Igreja.
Data: Aproximadamente 60 d.C.
Destino: A Igreja uma cidade da Ásia Menor
Particularidade: O fundador da igreja de Colossos foi um discípulo chamado Epafras, ele era natural da cidade e servo de Cristo, a dados que indicam ter se convertido a Cristo na cidade de Éfeso e partiu dali anunciando o Evangelho em sua cidade natal, a ele também é atribuída, a igreja de Laodicéia e Hierápolis

tessalonicense
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Fortalecer a fé cristã do povo de Tenssalônica.
Data: Aproximadamente 51 d.C.
Destino: Igreja de Tenssalônica.
Particularidade: Redigida em Corintos uma das primeiras cartas de Paulo, ele apresenta os cristãos como devem se comportar.

2ª tessalonicense
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Esclarecer à Tenssalônica sobre a segunda vinda de Cristo.
Data: Aproximadamente 51 d.C. 52 d.C.
Destino: Igreja de Tenssalônica.
Particularidade: Esta carta complementa a primeiro Paulo tenta explicar sobre a segunda vinda de Cristo, onde na verdade fica mais como orientações de comportamento.

1ª Timóteo
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Encorajar Timóteo um jovem líder, como um manual de administração e disciplina da igreja.
Data: A cerca de: 64 d.C.
Destino: Timóteo, naquele momento líder da Igreja de Éfeso enviado por Paulo.

2ª Timóteo
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Instruções finais para o jovem Timóteo.
Data: Aproximadamente 66 ou 67.d.C..
Destino: O Timóteo, naquele momento líder da Igreja de Éfeso enviado por Paulo.
Particularidade do autor: Neste período Paulo estava preso em Roma pela segunda vez e foi executado durante o governo de Nero o imperador.

Tito
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Encorajar Tito, como um manual de administração e disciplina da igreja. Tito era representante oficial de Paulo na ilha de Creta.
Data: A cerca de 60 d.C.
Destino: Tito, um Grego convertido à Cristo.

Filemon
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Convencer Filemon a perdoar Onésimo o escravo fugitivo, e aceitá-lo como irmão na fé.
Data: Aproximadamente 60 d.C.
Destino: Filemon, provavelmente era um cidadão rico da igreja de Colossos, que abriu as portas de sua casa para a pregação do evangelho.
Particularidade do livro: esta foi uma carta pessoal para o amigo Filemon que provavelmente era um membro rico da igreja, esta carta pedindo perdão para Onésimo, pois, ele era um escravo fujão que havia se convertido, neste período os escravos eram propriedades dos seus senhores, e as penas eram duras, porém Filemon a partir daquele momento teria que o aceitar como irmão na fé e não mais como escravo, não bastava que Filemon abrisse as portas para pregação mais também teria que abrir o coração para mudança de costumes e tradições do passado.   

Hebreus
Autor: Paulo.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Assegurar de que o cristianismo era verdadeiro e que Jesus era realmente o Messias.
Data: Provavelmente entre 63 a 66 d.C.
Destino: Hebreus.
Particularidade: O autor não é citado no livro não, mais baseado nas saudações finais, deixa visivelmente que foi Paulo no período que estava liberto de seu primeiro exílio que foi de modo especial de regime domiciliar em um período de 2 (dois)anos, de 61 a 63d.c., o autor se refere a Timóteo como irmão, e cogita a possibilidade de visitá-lo pessoalmente, visita que não foi possível pois logo após Paulo vota a Roma em um período que o Imperador Nero incendeia a cidade e  culpa os cristãos para encobrir sua insanidade, e Paulo é julgado e condenado morte. 

Tiago
Autor: Tiago irmão de Jesus.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Ensinar o correto comportamento de um cristão, sem hipocrisia.
Data: Provavelmente em 49 d.C.
Destino: Cristãos judeus que residiam em comunidades de gentios fora da Palestina.
Particularidade: Tiago nesta ocasião era o líder da igreja de Jerusalém.

1ª Pedro
Autor: Pedro.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Encorajar os cristãos que sofriam perseguição do Imperados Nero
Data: Entre 62 e 64 d.C.
Destino: Cristãos judeus expulsos e Jerusalém.
Particularidade: Pedro escreve aos estrangeiros dispersos na Capadócia, Galácia, Ásia e Bitínia, e para os Judeus que experimentavam a perseguição.

2ª Pedro
Autor: Pedro.
Base: Cartas direcionadas.
Propósito: Advertir os cristãos sobre os falsos pregadores.
Data: 67 d.C.
Destino: A Igreja como um todo, e aos cristãos espalhados em todos os cantos
Particularidade: Este livro de Pedro foi o último Cânone do Novo Testamento a ser admitido, os questionamentos e alegações eram data e destino incerto, porém analisando este livro de 2 Pedro ele alerta contra os falsos pregadores, e um tipo de exortação que até hoje para muitos líderes e uma afronta e põe em risco suas posições.  

1ª João
Autor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Advertir os cristãos sobre os falsos pregadores.
Data: Provavelmente entre 85 a 90 d.C.
Destino: Enviada de forma pastoral para várias igrejas dos gentios.
Particularidade: Esta carta não começa com nenhum endereçamento, e quase escrita como um testemunho de fé e exortação, onde ele exalta Deus como amor, luz e vida, este livro traz uma coincidência do evangélico de João Batista que foi escrito por ele mesmo e no mesmo período entre 85 e 90 d.C.

2ª João
Autor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Advertir os cristãos sobre os falsos pregadores.
Data: Provavelmente entre 85 a 90 d.C.
Destino: Aos eleitos do Senhor que permaneciam na fé e na obra de expansão do evangelho.
Particularidade: Esta carta não começa com nenhum endereçamento, provavelmente é uma advertência aos anciões e a igreja, e quase escrita como um testemunho de fé e exortação, onde ele alerta o perigo dos falsos mestres, e exorta o povo seguir o novo mandamento que o amor ao próximo e o cuidado do seu semelhante, este livro traz uma coincidência do evangélico de João Batista que foi escrito por ele mesmo e no mesmo período 90 d.C.

3ª João
Autor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Elogiar Gaio por sua hospitalidade e incentivá-lo a uma vida cristã.
Data: Possivelmente 90 d.C.
Destino: Gaio, um cristão de uma igreja conhecida por João.
Particularidade: Esta carta tinha o objetivo de elogiar o companheiro Gaio, que sempre estava disposto a receber os líderes das igrejas que viajavam e dependiam da ajuda dos companheiros.

Judas
Autor: Judas, irmão de Jesus e de Tiago.
Assunto: Cartas direcionadas.
Propósito: Advertir os cristãos sobre os falsos pregadores.
Data: Aproximadamente 65 d.C.
Destino: Judeus Cristãos.
Particularidade: Para esclarecimento este Judas não é o Iscariotes, muitos confundem Judas Tadeu com Judas Iscariotes, mesmo sendo pessoas distintas os dois tiveram papeis fundamentais para o evangelho.

Apocalipse
Autor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Assunto: Cartas direcionadas e revelação e narrativa Histórica.
Propósito: Revelar a história desde a criação do universo e a completa identidade de Cristo e transmitir esperança e conselhos aos crentes.
Data: Aproximadamente 95 d.C. na Ilha de Pátmos.
Destino: As 7 igrejas da Ásia, e os cristãos de toda parte.
Particularidade do livro: A palavra Apocalipse vem do Grego APOKALYPSIS, de APOKALYPTEIN, “desvendar, descobrir, revelar”, o livro de Apocalipse foi escrito de forma “Apocalíptica” um tipo de literatura judaica que usa imagens simbólicas para transmitir esperança àqueles que estavam em meio a perseguição, ordenados literariamente e não em formato rigorosamente em ordem cronológica.
  Este livro tem como princípio orientar as sete igrejas da Ásia, não era igrejas muito grandes, porém, ali existia um povo de fé e que perseverava para o crescimento do evangelho da salvação, a partir do capitulo de número quatro começa uma grande narrativa de diversos acontecimentos desde a criação do mundo, os profetas, até a ressurreição de Jesus, mesmo não seguindo uma ordem cronológica, as referências descritas a baixo deixam claro que não são mensagens futuristas, e sim descrevem revelações de um passado e até aquele momento, porém, a ele foi entregues por Deus, isto era uma forma de não deixar que acontecimentos fossem apagados pelo tempo e esquecidos por gerações futuras.