quarta-feira, 20 de março de 2013

Conhecendo o Espírito Santo, origem e função.

Origem do Espírito Santo

Gênesis 1:1-2
1-No princípio criou Deus o céu e a terra.
2-E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
 Para muitos o Espírito Santo é um espírito escolhido a dedo por Deus para nos consolar e guiar, mais ao meditarmos estes versículos vamos entender que ele estava lá no princípio do mundo e movia sobre as águas, e era o Espírito de Deus

 João 12:49
49-Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
 Neste versículo Jesus declara que não fala por ele, mas por Deus, e se Ele falava por Deus, só poderia se através do Espírito Santo, já que Deus é Espírito.

 João 16:7
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
 Neste versículo Jesus declara a necessidade que ele vá para que envie o Consolador, havia a necessidade que ele partisse, pois, o Espírito Santo que está em nós, e o próprio Deus que estava em Jesus, mas para que chegasse a toda criatura não poderia estar em um corpo humano, Ele já havia feito a sua parte que era anunciar as Boas Novas guiado pelo Espírito de Deus, ele teria que ir para que o Espírito de Deus que estava com ele fosse enviado como nosso guia e agora também como consolador.

A promessa do Espírito Santo e a Função a ser exercida

 João 14:15-26
15-Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16-E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17-O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18-Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19-Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20-Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21-Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22-Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23-Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24-Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25-Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26-Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito.
 O Espírito Santo trabalha em nossa consciência (ciência, conhecimento, honestidade noção e retidão), que adquirimos pelos mandamentos de Deus que nos leva à fé (apoio, confiança, crença, convicção), certeza absoluta que temos um guia em nossa vida e nos leva à fidelidade (constância, lealdade, veracidade), mais para que assim seja temos que amar Deus e guardar os seus mandamentos, e assim ele estará sempre conosco, o Espírito Santo de Deus é a presença do próprio Deus em nossa vida para nos guiar e consolar, a palavra guiar representa “ensinar o caminho certo a seguir” e Consolar “Aliviar, amenizar a aflição”


LEIA ARTIGO COMPLETO: CONHEÇA O DEUS DOS CRISTÃOS