sexta-feira, 15 de março de 2013

Quem foi João Batista? e qual sua missão?


 
Que foi João Batista?

João 1:6-8
6-Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

7-Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

8-Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

  João Batista, natural da Judeia, filho do sacerdote Zacarias com Izabel, e primo de Jesus para muitos João Batista foi um profeta, porem a Bíblia fala que foi enviado por Deus, e se foi enviado foi um mensageiro enviado por Deus, ele era determinado e a sua mensagem tinha um objetivo claro que era anunciar a vida de Jesus conforme a determinação de Deus.
  João Batista de sua determinação era confrontador, cujo sua mensagem era o arrependimento, e foi designado por Deus para anunciar a chegada de Jesus; assim como João Batista somos não fonte de luz de Deus, simplesmente refletimos a luz que é Jesus “A Palavra de Deus”, não só verbalmente, mais com atos e gestos, quando seguimos verdadeiramente o que Deus nos enviou através de Jesus, refletimos esta luz através de nosso testemunho de vida, passamos a ter um brilho especial onde é percebido por todos. João Batista foi destemido, e ficou conhecido por seu estilo de vida diferente e Inflexível ao cumprir a sua missão. Devemos nós também cumprir a nossa, com a certeza que não estamos sendo influenciados por falsas doutrinas criadas por homens, e sim pela Palavra de Deus, devemos conhecer a vontade de Deus por intermédio de Jesus que é, e sempre será a Palavra de Deus.
João 1:19-27
19-E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?

20-E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.

21-E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.

22-Disseram-lhe, pois: Quem és? Para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?

23-Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

24-E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.

25-E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26-João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
27-Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca

   João Batista ao ter sua autoridade questionada, porem em sua simplicidade e humildade declara que ele é a voz daquele clama no deserto, realmente era verdadeiro no que falava, pois falava a muitos que não o ouviam e até o considerava um louco, pois todos os profetas havia se calado (alguns teólogos chegam a dizer que o tempo de silencio durou 400 anos) por isso diz se João Batista foi um mensageiro enviado de Deus, e não um profeta, o seu compromisso era testemunhar a vinda de Jesus, por isso que ele ao ser questionado sobre quem ele era negou todas as opções, o questionamento não era para saber quem era João Batista, e sim para condenar a sua autoridade para batizar, para os costumes dos fariseus só quem poderia batizar era o próprio Cristo ou um Profeta, pois João Batista batizava os Judeus que eram considerados como um povo escolhido de Deus, o batismo era aplicado aos gentios para purificação quando se convertiam, por isso questionavam a autoridade de João Batista, porem João mesmo questionado não interrompe sua missão, e assim faz com que ele reconheça o messias, e muito se perguntam ate hoje: “Porque João Batista batiza Jesus”?
Mateus 3:13-17
13- Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14- Mas João opunha-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15- Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16- E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17- E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
  João Batista não queria batizar Jesus, pois o batismo era aplicado àquele que tinha pecado e ele não via nenhum em Jesus, não existe outro motivo para que não fosse aplicado o batismo, o batismo de Jesus teve outra função, ao observarmos as escrituras veremos que foi naquele momento que ele foi apresentado como filho de Deus. O batismo de Jesus não foi para remissão de pecado, mas como Ele falou era para que se cumprisse toda justiça. Naquele tempo Deus deu a João um sinal para que ele tivesse certeza daquele de que seria o enviado. João Batista e Jesus eram primos, ele conhecia Jesus, mas somente no momento do batismo de Jesus que João compreendeu que Ele era o messias. João anunciava a vinda do messias, mas nem ele mesmo sabia que estava tão perto, com este esclarecimento João segue com sua missão.    

João 1:29-51
29-No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o -Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
30-Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

31-E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.

32-E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.

33-E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

34-E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
35-No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
36-E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
37-E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38-E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
39-Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
40-Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
41-Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
42-E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
43-No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
44-E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45-Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46-Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47-Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48-Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49-Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50-Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
51-E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

  João Batista indica Jesus, a seus primeiros discípulos, que anteriormente eram discípulos de João Batista, e descreve Jesus como o cordeiro de Deus. Um destes discípulos era André, irmão de Simão Pedro e o outro era João o escritor deste evangelho, homens que mesmo não vendo nenhum milagre naquele momento como prova, mas mesmo assim o reconheceram e o chamaram de rabi, Jesus como todo líder, não como um ditador, mais como um mestre, segue em busca de seus discípulos. “Discípulo é a pessoa que recebe instrução, Aluno, Aquele que aprende, e segue as doutrinas de outrem”, Jesus pelo espírito Deus tinha conhecimento de cada um deles e com poucas palavras os surpreenderam. A partir daí começa a grande missão de Jesus, que era levar o verdadeiro ensinamento da vontade de Deus a toda criatura da face da terra, ensinamentos estes fundamentados nos mandamentos, Missão que não seria tão fácil, pois, teria que confrontar com fariseus, sacerdotes, doutores da lei, que estavam acostumados a sobrecarregar o povo com grandes fardos de sacrifícios e eles mesmos não cumpriam.
Mateus 11
1-E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.

2-E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,

3-A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?

4-E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:

5-Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
6-E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.

7-E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?

8-Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.

9-Mas, então que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;

10--Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.

11-Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

12-E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

13-Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

14-E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

15-Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
  João Batista é descrito por Jesus como mais que um profeta, um anjo mensageiro, João Batista declarava ser menor que um servo de JESUS, mas de acordo com o texto de Mateus ele e citado por JESUS como maior do que um profeta, e usa o texto de Malaquias 3:1 como referencia: Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.” e deixa assim João Batista, em uma posição de grande responsabilidade, o próprio Deus fala que envia o Seu mensageiro para preparar o Seu caminho, e fala que vira ao Seu templo o Senhor, ou seja; se refere a chegada do próprio Deus na pessoa de Jesus sendo o mensageiro da aliança, aquele que todos buscavam, até aquela ocasião muitos profetas já haviam vindo para predizer a vinda de Jesus, mas João Batista veio para recepcionar, apresentar, indicar, apontar. Hoje ainda há muitos se intitulando como profetas de Deus, sendo que a partir da vinda de Jesus, acabou a necessidade dos profetas que já havia se calado há muito tempo, pois temos livre acesso a Deus através de Jesus "Palavra de Deus" que nos guia e nos consola pelo Espírito Santo enviado por Deus, que revela a Sua vontade aos nossos corações