quarta-feira, 20 de março de 2013

Juízo final, conheça a verdade cronológica.

Juízo final.

Introdução
Vamos analisar o fim do mundo de maneira racional? O uso de textos bíblicos de maneira inadequada tem alienado e deixado muitos cristãos apavorados, e com base no livro de Apocalipse, aterrorizam, porém, não ensinam nada a respeito do livro; o livro de apocalipse revela diversos acontecimentos do princípio do mundo à ressurreição de Jesus e até a sua volta  para o Pai, o livro de apocalipse exceto as cartas as sete igrejas da Ásia, tem referências indicativas de outros livros, e em sua maioria nos proféticos que destacam os períodos em que o povo de Deus encontrava-se em cativeiro Babilônico.

Apocalipse
Assunto: Cartas direcionadas e revelação e narrativa Histórica.
Autor: João filho de Zebedeu e irmão de Tiago, apelidado por filho do trovão.
Propósito: Revelar a história desde a criação do universo, a completa identidade de Cristo e transmitir esperança e aconselhamentos ao povo.
Data: Aproximadamente 95 d.C. na Ilha de Pátmos.
Destino: As sete igrejas da Ásia, e os cristãos de toda parte.
Particularidade do livro: A palavra Apocalipse vem do Grego APOKALYPSIS, de APOKALYPTEIN, “desvendar, descobrir, revelar”, o livro de Apocalipse foi escrito de forma “Apocalíptica” um tipo de literatura judaica, e usa imagens simbólicas para transmitir esperança àqueles que estavam em meio à perseguição, não ordenados literariamente, e não rigorosamente em ordem cronológica, este livro tem como princípio orientar as sete igrejas da Ásia, não era igrejas muito grandes, porém, ali existia um povo que perseverava para o crescimento do evangelho da salvação; a partir do capitulo de número quatro começa uma grande narrativa de diversos acontecimentos desde a criação do mundo, os profetas, até a ressurreição de Jesus, mesmo não seguindo uma ordem cronológica, as referências descritas a baixo deixam claro que não são mensagens futuristas, e sim descrevem revelações de um passado, e até aquele momento, porém, foi entregue a João pelo próprio Deus, isto era uma forma habitual de não deixar que acontecimentos fossem apagados pelo tempo e esquecidos por gerações futuras.

O juízo final
  Ainda há muitas pessoas esperando a vinda do Messias, meditando os em: Marcos 16: 5-7 do texto abaixo entenderemos que o anjo de Deus foi bem claro em dizer que ele não estava mais no tumulo, e em: Marcos  11-20, Jesus ao ver a incredulidade de discípulos, aparece aos onze, presta orientações e vai para junto ao Pai que o seu local de origem.
 1-E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

2-E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
3-E diziam umas às outras: Quem de nós revolverá a pedra da porta do sepulcro?
4-E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.
5-E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
6-Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
7-Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis como ele vos disse.
8-E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.
9-E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
10-E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
11-E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
12-E depois manifestou se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.
13-E, indos estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
14-Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15-E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregue o evangelho a toda criatura.
16-Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17-E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18-Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19-Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20-E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

   O local de origem de Jesus não era neste mundo Ele mesmo declara isto quando questionado por Pilatos sobre que mau ele teria cometido, já que estava sendo entregue por sua nação para julgamento, Jesus fala que o reino dele não é deste mundo, Ele se refere a uma nação em outro plano, Pilatos não entende sua declaração, e pergunta se ele é rei, e Jesus declara a que veio: veio para dar testemunho da verdade; Pilatos assim como muitos confunde esta declaração, o significado da palavra “reino": Nação ou um Estado governado por um rei, que pratica seu reinado, Jesus declara que seu reino não era deste mundo, Ele não fala que reina, pois reino é o seu local de origem, e o rei é Deus; “como ele se referia aquele que o enviou”, fala que nasceu e veio ao mundo para dar o testemunho da verdade, ou seja, viver a verdade para que fosse observado por todos. e por seus atos e comportamento; até quando viveremos como discípulos incrédulos? O que falta para acreditarmos que Jesus “verbo” está à destra do Deus? Se houvesse a necessidade de Jesus voltar, para que Deus enviaria o Espírito santo como guia e consolador? Jesus já veio cumpriu sua missão, se Jesus fosse deste mundo voltaria para esse mundo e viveria aqui eternamente, porém Jesus não é deste mundo, e esta a destra de Deus eternamente, Jesus foi e sempre será o verbo “palavra” de Deus que se mantém aqui na terra, imaginem Deus o criador sentado em seu trono, e Jesus “Palavra” a sua destra “direita”, quando falamos de Jesus não falamos de homem, e sim, palavra de Deus, Nenhum líder reina sem o regimento, para que Deus mandaria a sua palavra novamente? Leia:
João 18:35-37
35-Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?

36-Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
37-Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

  Logo após a ressurreição o Deus enviou o Espírito Santo para nosso guia e consolador, como havia prometido, Jesus diz vou e venho para vós, Ele está se referindo ao Espírito Santo, que Ele teria que ir para enviá-lo; Ele como verbo já havia ensinado tudo que Ele havia de ensinar, e era hora do Espírito santo que viria para: consolar, pois viriam as tribulações; ensinar como superá-las; e lembrar tudo que Ele havia ensinado; porque estão esperando a vinda do Messias de forma diferente? O sacrifício de Jesus não foi suficiente para aprendermos que devemos viver em santidade e fazer tudo que ele anunciou? Leia:
João 14:26
26-Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-se de tudo quanto vos tenho dito.

27-Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28-Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29-Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

  A expressão: “vira buscar no ultimo dia é clara”, Ele se refere ao ultimo dia de nossa vida, e explica em forma da parábola das dez virgens: a figura das virgens é o povo; o azeite é a fé que mantém a chama do Espírito Santo acesa em nossa vida; para nos guiar a fazer tudo corretamente como Jesus Cristo nos ensinou, se perseverarmos íntegros até hora final da vida, Ele vira nos buscar; os ensinamentos de Jesus foram práticos, mais os homens por meios de suas próprias doutrinas e inclusão de pecados tornaram difíceis. Leia:
Mateus 25:1-13
1-Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2-E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3-As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4-Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5-E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6-Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7-Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8-E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9-Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10-E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11-E depois chegaram também às outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12-E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13-Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem à hora em que o Filho do homem há de vir.

  Tudo isso se confirma no texto abaixo descrito em Genesis o próprio Deus fala que não destruiria mais a terra por causa do homem, pois ele via que o pecado estava no povo tinha coração duro e mente criativa para o mal. leia:
Genesis 8:21-22
21-E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

22-Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão

  Como homens baseados no livro de revelações do Apocalipse prometem o fim do mundo? Estudando Apocalipse vamos descobrir que ele fala sobre as cartas as igrejas da Ásia, faz relato dos livros de profetas, e por várias vezes fazem menção sobre a babilônia em suas revelações. João o autor do livro de apocalipse fala sobre suas visões com a mesma simbologia que ele as teve de forma “Apocalíptica”, um tipo de literatura judaica que usa imagens simbólicas para transmitir uma mensagem, e a mensagem transmitidas em Apocalipse é de fé, esperança àqueles que estavam em meio à perseguição. O livro de Apocalipse é ordenado literariamente, e não em ordem cronológica, é um livro de revelações e é necessário o discernimento
  Para tirar a dúvida entre revelação e discernimento de revelação basta ler o texto a baixo: Faraó teve um sonho de dois acontecimentos: as vacas gordas e as magras as espigas viçosas e as queimadas que se referia a um só acontecimento, e em dois tempos diferentes, e houve necessidade de José para discernir o sonho e revelar o que haveria de acontecer e quando iria acontecer; João foi discípulo de Jesus e não homem que discernia visões ou sonhos, o que foi revelado, foi revelado a João, e da forma que recebeu como era de costume na ocasião, por isso não podemos afirmar que fala sobre o por vir, já que tudo escrito em apocalipse também está escrito em todo conteúdo da bíblia, não podemos anular as promessas de Deus baseando-se no livro de Apocalipse, Quando fala o Alfa e o Ômega se refere a duas letras do alfabeto Grego. Alfa é a primeira e Ômega e a última. Leia:
Gênesis 41:15-32
15-E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.

16-E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.
17-Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,
18-E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
19-E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
20-E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;
21-E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
22-Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas;
23-E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
24-E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que interpretasse.
25-Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
26-As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.
27-E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.
28-Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
29-E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.
30E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;
31-E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
32-E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque está coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.

 
  Os textos a baixo se referem à Palavra de Deus desde a criação do mundo e posteriormente por Jesus Cristo, que Através dele se estendeu até nós, nos dando direito a salvação pelo conhecimento da Palavra de Deus.
  Deus se apresenta e manda escrever as cartas as igrejas da Ásia.
Apocalipse 1:8-11
8-Eu Sou: o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

9-Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Pátmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

10-Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

11-Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escrevem um livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

   Deus deixa claro que tudo já havia se cumprido, e que tudo que precisamos é da palavra de Deus, que é a fonte da Água da Vida.
Apocalipse 21:1-8
1-E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2-E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3-E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4-E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5-E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas às coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6-E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tenha sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7-Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8-Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

  E ele encerra e diz que é o primeiro e o derradeiro, significado palavra derradeiro é último, ou seja, Ele se refere ao cumprimento das escrituras até Jesus.  E a partir daí, temos que viver em novidade de vida e sermos guiados pelo Espírito Santo
Apocalipse 22:13
13-Eu Sou: o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

14-Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15-Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.


O arrebatamento dos mortos. 
   A expressão o véu do templo se rasgou significa que temos livre acesso a Deus, Já podemos viver a vida eterna, a palavra de Deus fala em um só arrebatamento dos mortos, e não dois e este evento já aconteceu, a partir daí temos que viver em santidade para termos uma vida eterna com Cristo (Palavra de Deus), Marcos 16:53 declara quando foi o arrebatamento dos mortos, a partir daí se inicia o arrebatamento dos vivos, nós vivos temos um arrebatamento diferenciado dos mortos, quando nós entregamos totalmente aos comportamentos de um verdadeiro Cristão, passamos a fazer o uso da presença do Espírito Santo em nossa vida, somos entusiasmados a continuar aquilo que Jesus começou, temos alegria e paz de fazermos a vontade de Deus mesmo sofrendo tribulações, e somos elevados a um nível superior que não nos leva a ser mais poderosa que ninguém, mais nos dá uma capacidade extraordinária de perdoar e amar como Jesus, e todos que nos vêem têm a certeza de sermos Cristãos, pela luz que refletimos, viver Eternamente com Espírito de Deus e viver novidade de vida, ser uma nova criatura guiada pelo Espírito Santo e em conformidade com a Palavra de Deus; assim como João Batista não somos a luz, temos que refletir a luz através de nossos gestos, atitudes e comportamentos, não temos luz própria, mais se queremos podemos refletir a luz. Leia:
50-E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.

51-eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
52-E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
53-E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
54-E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

   A aparição de Jesus e os demais ressurretos para muitos em: Marcos 16:53 foi alertada anteriormente aos seus discípulos pelo próprio Jesus em: João 14
19-Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20-Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós
   Este evento era uma prova de tudo que Ele falava; naquele primeiro momento só discípulos o veriam, e depois todo o ser teria direito a não velo, mais ao espírito Santo de Deus na vida de cada um como Guia e Consolador e este acontecimento esta escrito em Atos 2:1-47.