quarta-feira, 20 de março de 2013

Igrejas & Religiões e cultos; porque?para que existem? e porque algumas não comprem seu verdadeiro papel?



Igrejas, Religiões e Cultos

  Este artigo tem o objetivo tirar algumas duvidas dos leitores, mesmo sabendo que causara muitas polemicas e debates sobre o assunto, pois há motivos suficientes para questionar sobre a verdade absoluta ensinada por algumas religiões, e deixar claro que não há nada contra religiões, porem e inadequada a maneira que lideres que as usam como uma empresa de exploração da fé, quando deveriam ser locais para ensinar sobre o amor, misericórdia, compaixão, comunhão e criar discípulos, e não para acumular membros nos bancos das igrejas como propriedade exclusiva de seus líderes, e sem ensinar, incentivar o verdadeiro comportamento humano. Jesus representante da palavra de Deus aqui na terra não mandou construir templos, e não determinou que devêssemos ser membro de uma ou outra denominação, tudo isso foi criado pelo homem e as suas vaidades, alguns disputam hoje um a um membro como se fossem clientes, outros exigem que levantem suas mãos e declararem que aceitar Jesus para ser salvo, em quanto Deus quer que tenhamos um comportamento de amor para com o próximo; a salvação acontece com perdão, e o perdão com arrependimento, e a prova de arrependimento é a mudança de comportamento, não existe arrependimento sem mudança, outros exigem sacrifícios como forma de reconhecimento público de arrependimento para ser salvo, na verdade é uma forma que encontraram para mantê-los presos em suas denominações, muitos membros se submetem a estes sacrifícios, e continuam com as mesmas atitudes e não mudam seus comportamentos, isso acontece por falta de conhecimento da Palavra de Deus, líderes se preocupam em ensinar doutrina baseadas em denominações e não se aprofundam no ensinamento do ministério de Jesus Cristo que não veio para criar religiões veio para que através do seu comportamento todos aprendesse qual a vontade de Deus.
  Para elucidarmos mais sobre as igrejas temos que conhecer um pouco da primeira igreja reconhecida historicamente; (IGREJA PRIMITIVA)
Há muitas versões sobre a criação da igreja, existe uma definição bem clara deixada por Jesus sobre o assunto, as primeiras não foram formadas por templos, e sim por pessoas, elas eram responsáveis por transmitir o evangelho de Jesus.
Não se pode falar em criação da igreja sem falar de Jesus, afinal tudo começou por Ele com seu comportamento, vamos conhecer um pouco.

Mateus 16:13-14
13-E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Que dizem os homens ser o Filho do homem?
14-E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
  Jesus pergunta aos discípulos: quem o povo achava que ele era? E os discípulos responderam que alguns o identificavam como: João Batista; Elias; Jeremias, esta visão do povo era baseada pelo comportamento de Jesus que se assimilava a alguns deste personagem citados: João Batista assim como Jesus também era confrontador e determinado; Elias por sua autoridade concedida por Deus ao ordenar que não houvesse chuva a segundo a sua palavra na presença de Deus e não por ordem de Deus, um exemplo de ousadia mediante fé, e Deus honrou a palavra de Elias;1Reis:17-1-Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.”;  e outros acreditavam ser Jeremias ou algum profeta que havia citado a nova aliança assim como Jesus:“Jeremias 31:31-Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32-Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33-Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34-E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
  Observa-se que Jesus interroga mais uma vez os discípulos, afinal este interrogatório determinaria como seria a igreja:

Mateus 16:15-18       
15-Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16-E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17-E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18-Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19-E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
  Jesus ao questionar os seus discípulos quem eles achavam que era Ele, Pedro foi o único que respondeu corretamente, Jesus neste momento usa o nome de Pedro que foi o nome dado a ele no seu primeiro encontro com Jesus que oficialmente era Simão Barjonas, João 1:42- E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).  
  Jesus reconheceu que a resposta de Pedro teve discernimento de Deus, e não dele mesmo, Jesus fala que edificaria a sua igreja sobre esta Pedra, a pedra que ele se refere é a declaração de Pedro como um forte fundamento, e não Pedro pessoa, e dá a Pedro uma função: Chaves do reino dos céus; “Palavra de Deus”, Esta chave que Jesus se refere vem por muito tempo deixando algumas igrejas confusas no entendimento, constroem imagens de “Pedro” com um molho de chave pendurada, e o considera como o primeiro Papa, sendo que a chave que Jesus se refere é a Palavra de Deus “os Mandamentos”, quem recebe e a cumpre está ligado no céu e aquele que não os cumpre está desligado.
Naquela ocasião as autoridades eram os sacerdotes, que ligados aos Romanos perseguiam os Cristãos, o título de Papa só começou a ser usado no século III, após um grande golpe chamado Édito de Milão assinado por Licínio e Constantino, que na verdade era para conter a expansão do Cristianismo em meio a Roma e seus soldados.
   Para explicar melhor, Pedro era um homem sem cultura pescador e haveria a necessidade que Deus lhe entregasse o conhecimento para executar a sua tarefa, que era dar continuidade a sua obra, Pedro um homem com pouca cultura como indicado nas escrituras faz um sermão e converte em torno de 3.000 (três mil) pessoas ao cristianismo.

Atos 2:1-47
1-E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordantes no mesmo lugar;
2-E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3-E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4-E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5-E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6-E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7-E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8-Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9-Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10-E Frigia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11-Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12-E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13-E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15-Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16-Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17-E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
18-E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
19-E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
20-O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
21-E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
22-Homens israelitas, escutai estas palavras: À Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
23-A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
24-Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;
25-Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
26-Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;
27-Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
28-Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
29-Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
30-Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para assentá-lo sobre o seu trono,
31-Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
32-Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
33-De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
34-Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
35-Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
36-Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
37-E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38-E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39-Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40-E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41-De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
42-E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43-E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44-E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45-E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46-E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47-Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo; E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar
   A igreja foi formada por Discípulos e Apóstolos, Cristãos que recebiam a palavra de Deus com amor e as transmitiam com responsabilidade, viviam nas doutrinas dos apóstolos ensinadas por Jesus e orientadas por Deus que eram: comunhão, o partir do pão “ajudar os necessitados”, oração; também conhecida como: Era apostólica. Durante aproximadamente três séculos, (I, II, III, e uma parte do IV) este era o nome historicamente dado ao Cristianismo após a Ressurreição de Cristo começando em: 30 d.C. e termina em 325 d.C. com a celebração do Primeiro Concilio de Niceia. No inicio ela era centralizada em Jerusalém  e tinha entre seus lideres: Tiago e João, mais com as perseguições, e a partir da morte de Estevão assistida por Saulo, os apóstolos seguem novos caminhos com a pregação das boas novas. Este centurião chamado Saulo perseguia os Cristãos com autoridade concedida, e não ordenada pelos magistrados Romanos, Saulo tinha como alvo principal a perseguição de Cristãos e as cartas eram pedidas por ele proprio, esta cartas tinha o mesmo valor de um mandado judicial nos dias de hoje, logo após o episodio do morte de Estevão, Saulo  se convertera ao Cristianismo entre os anos de:33 a 36 d.C. ,e foi considerado o apostolo dos gentios e passou a se chamar Paulo de Tarso e os estudos revelam que a sua primeira viagem missionária foi entre os anos: (47 e 49 d.C.).
  Durante III séculos o Império Romano perseguiu o Cristianismo, pois não era aceito por não prestar cultos ao Soberano Imperador, isto conforme as leis do Império era uma afronta, durante a perseguição, e apesar dela, houve um grande crescimento do Cristianismo no Império, há estudos que afirmam que neste período os únicos lugares relativamente seguros em que se podiam reunir eram as catacumbas, cemitérios subterrâneos, o cristianismo tinha que viver secretamente, e se identificavam com um desenho de um peixe, pois a palavra grega, ichtys, que traduzido “peixe”, era o anagrama da frase, Iesos Christos Theou Hyios Soter traduzido “Iesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. As principais e maiores perseguições foram as de Nero no século I, a de Décio no ano de (250 d.C.), a de Valeriano (235 e 260 d.C.), e a maior, e mais violenta e última a de Diocleciano entre (303 e 304 d.C.), que tinha por objetivo declarado acabar com o Cristianismo e a Igreja, o balanço final desta última perseguição constituiu-se em um grande fracasso.
 O nome de Jesus Cristo está escrito Iesus Cristo no texto descritivo, porque na ocasião da igreja primitiva, a letra “J” não era usada. O “J” foi uma versão alternativa à letra “I”, a distinção tornou-se evidente a partir da idade média. Pedro de La Ramaée (dc. 1515 a 26 de agosto de 1572) foi o primeiro a distinguir explicitamente as letras; I e J representando sons diferentes.
 Alguns historiadores declaram que foi a grande vitória doutrinal da Igreja primitiva. O Édito de Milão (313 d.C.) também referenciado como Édito da Tolerância, declarava que o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso, acabando oficialmente com toda perseguição sancionada, especialmente do Cristianismo. O Édito foi emitido pelo tetrarca Ocidental Constantino I, o grande, e por Licínio, o tetrarca Oriental. Na verdade, foi uma grande jogada política, no seculo IV, Constantino I, aliou-se politicamente com o Cristianismo com promessa de terminar com a perseguição aos Cristãos promulgando o edito de Milão. O seu interesse com os Cristãos eram visiveis pois eles já estavam como a grande maioria no Ocidente e Oriente, a aplicação do Édito fez devolver os lugares de culto ao Cristianismo, não só ao cristianismo como todas as outras religiões, o estatuto de legitimidade comparável  com o paganismo, e com efeito, excluiu o paganismo como a religião Oficial do Império Romano e dos seus exércitos, ou seja, uma falsa liberdade religiosa, logo Licínio na tentativa de consolidar a totalidade do Império Romano sob o seu domínio marchou contra Constantino, e como parte do seu esforço para ganhar a lealdade do seu exército, dispensou o exército e o serviço civil da política de tolerância do Édito, permitindo-lhes a expulsão dos Cristãos, alguns cristãos perderam conseqüentemente propriedades e alguns a vida. Uma Batalha que durou até ano de 324 d.C. que deu a vitória de Constantino I, e uma baixa de 30.000 soldados de Licínio. 
  Muitos dizem que a Igreja Católica Apostólica Romana foi à primeira, quando na verdade foi a Igreja Primitiva, o Edito de Milão foi um golpe político, para conter o crescimento do Cristianismo, e alienar os seguidores a doutrinas, com falsas promessas de liberdade Religiosa. Segundo alguns estudos apontam o Bispo assumindo a posição de líder no lugar do apostolo Pedro, algo que seria impossível já que Pedro havia sido martirizado em Roma entre: 64 e 67 d.C., mesmo sem Pedro o Cristianismo crescia grandemente, o título de Bispo e Papa só passou a ser usado no século III precisamente no ano de 391 d.C..
  No ano de 391, o cristianismo começa a se envolver com a política, a religião cristã foi transformada em religião oficial de o império romano partir deste momento, a Igreja Católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu. Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitos terrenos (poder econômico), influenciava nas decisões políticas dos reinos (poder político), interferia na elaboração das leis (poder jurídico) e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade (poder social). Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas (verdades incontestáveis), aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica), a inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas inocentes que não seguiam às ordens da Igreja, a influência da política no cristianismo no passado trouxe o poder que deu rumo à inquisição, e hoje ainda insistem em se envolver com política, será que este é o rumo que Deus desejou para a sua igreja?
 O verdadeiro líder do cristianismo é Jesus, “A Palavra de Deus disponível a toda criatura"; Papas, Bispos, Pastores e outros com suas doutrinas e normas e condenação só serviram para: alienar, desorientar, confundir e desviar o povo do verdadeiro foco, que é a pregação das Boas Novas.

Atos 6:1-5
1-Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2-E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3-Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
5-Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
6-E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
  Jesus criou discípulos “seguidores aprendizes” e apóstolos “mensageiros”, e até orienta seus discípulos a fazer mais discípulos e orienta guardar tudo que tinha os ensinado, hoje mesmo com tudo que ficou escrito homens usam títulos de Pastores, Bispos, Profetas, Padres, Papas, Presbíteros, etc., Deus não criou nenhum destes títulos, estes títulos criados por homens não irá diminuir a possibilidade de salvação, porem estão sendo usados para: alienar, julgar, condenar e explorar o povo com este tipo de autoridade não concedida por Deus, os primeiros títulos foram criados por apóstolos, pois havia a necessidade da expansão do evangelho.
1ª Corintos 11:13-17
13-Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14-Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
15-Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16-Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
17-Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
  Jesus não criou igreja ou doutrinas, todas as doutrinas foram criadas pelos próprios homens, a começar por apostolo Paulo que aceitava as doutrinas para que não houvesse dispersão na igreja, as doutrina eram primeiramente baseadas nas leis, pois o povo viveu muito tempo de baixo do julgo das leis, mesmo depois da morte e ressurreição de Cristo o povo ainda pensava da mesma forma, e não conheciam a Graça, insistiam viver na lei, e Paulo conhecedor da lei e da Graça por vezes deixava até que eles mesmos julgassem se era certo ou errado, hoje ainda há muitas doutrinas “normas” são criadas da mesma forma, julgam irmão pelas leis, por algum motivo levam ao líder e ele para que não haja dispersão na igreja cria uma nova doutrina reconhecida como pecado, e cada dia que passa aumenta a lista de pecados, e vivem-se menos a palavra de Deus, estes que criam doutrinas “normas” baseadas nas leis, ao invés de usar o evangelho de Cristo para ensinar fazer a verdadeira obra de Deus. Se o evangelho de Cristo não surtir efeito, não serão doutrinas de homens que surtirão, pois elas serão obedecidas somente na presença dos líderes e irmãos, porem fora da igreja, muitos cometerão atos piores por não conhecer o maior dos mandamentos, se seguirmos os mandamentos lei não extinta já não terá efeito sobre nós.
  Falar em igreja e doutrinas sem falar em religião não é possível, então conhecer o assunto e o melhor meio para entendermos.
 A palavra religião tem origem do (latim Religio), e o significado é culto rendido à divindade. /Fé; convicções religiosas, sendo assim a palavra religião não esta ligada à religação.
A palavra religação tem origem do (latim Religare), que traduzida para o português é Religando e o significado é vincular, ligar, ligar intimamente, sendo assim palavra Religare está diretamente ligado a Religação, voltar a ligar o que foi desligado. Com a exposição destas palavras podemos afirmar que não existe uma ligação entre as duas palavras, para uma religação basta voltar para aquele que deixamos, e isto não tem nada ligado a religião, uma religião pode até ser útil para intermediar a uma religação, mas é necessário à vontade no coração, porem mercenários usam religião para limitar a obra de Deus, e muitas vezes desligam mais do que religam, e as dúvidas sobre este assunto trazem desconforto entre lideres e membros de algumas denominações, pois as explicações nos púlpitos são variadas, chegam até afirmar que Jesus é uma religião, desconhecendo o princípio de que o Jesus é o Verbo e o Verbo é a palavra de Deus.

João 1:14
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
  Este versículo narra como o verbo “Palavra de Deus” habitou entre nós, na pessoa de Jesus, e partir deste momento o Espírito de Deus orientava Jesus como deveria agir; alguns chegam a ligar a palavra Religião a um verbo em latim Reli-gare. Sabemos que só a um caminho para religar o homem a Deus, é a palavra de Deus e não a religião. Como se comete a insanidade de afirmar que Jesus é religião? Não há mais respeito nem com a Palavra de Deus? Vale tudo para prender os fies na Igreja? Para religar-se à Deus, basta conhecer mais sobre a trajetória de Jesus na terra e espelhar-se em seus atos, è hora de parar de acreditar em tudo que ouvimos nos púlpitos da boca de mercenários que só quer aprisionar o povo em quatro paredes e limitar fazer a verdadeira obra de Deus; Lucas o autor do livro de Atos descreve o povo Beréia como nobres, eles não só ouviam, mas também liam e conferiam tudo que os discípulos falavam

Atos 17-10- E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11- Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tenssalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras, se estas coisas eram assim.
 Jesus deixa orientações para que não sejam enganados, pois ele já era sabedor dos futuros acontecimentos.

Mateus 24
23-Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
24-Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
  As religiões que deveriam ser locais de transformação dos fies para o amor, misericórdia, compaixão e incentivar o amor ao próximo, já que se denominam Cristão deveriam seguir os parâmetros de Jesus Cristo onde ele dava esperança ao povo, com suas doutrinas de loucos, muitos enganosamente seguem uma linha de condenação,  induzem membros a temer satanás e demônios, e levam muitos fracos a depressão causada por seus medos mais ocultos, outros vivem frustrados por não conseguir realizar seus sonhos achando que é culpa de pecado, pois mesmo entregando seus dízimos e ofertas e não chega a lugar algum, sem entender que todas as coisas são no tempo de Deus; Outro com suas mentes trabalhadas em um versículo usado distorcidamente em: Felipenses 4:13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece, se acham no direito de se dizer melhor que os irmão se tornam arrogantes, soberbos e pretensiosos se esquecendo que Poder é o Poder da Palavra; É necessário que as religiões sejam verdadeiras, que se abstenham de criar zumbis, lunáticos e fanáticos, seres que são capazes de morrer por líderes e não seriam capazes de ajudar um necessitado como ensinou Jesus Cristo.
  Não abertamente mais por baixo dos panos lideres usam as igrejas para campanhas eleitorais de candidatos que se dizem “evangélicos” só por estar presente nos cultos e dar dízimos e ofertas, homens que com imagens públicas, mais com nenhuma imagem e nem semelhança de um Cristo, lobos vestido com peles de ovelhas, e com orientações de líderes que ao invés de usar as igrejas para ensinar a verdade de Deus, as usam para tais práticas, com desculpa que precisamos de pessoas dentro de Câmaras, Congresso e Senado, chegam a envolver verdadeiros fies em campanhas como candidatos e os tornando corruptos para tirar proveito para suas denominações, posso citar versículos Bíblicos onde o senhor tirou homens poderosos e influentes da política e não os usou como político, mais sim como discípulos, Mateus era um cobrador de impostos porem Jesus assentou para comer com ele, porem não dependeu de seu serviço como publicano.

Mateus 9:9-13
9-E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
10-E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
11-E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12-Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
13-Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia  quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

  No julgamento de Jesus Cristo, Pilatos governador Romano da Judéia não viu nenhum crime em Jesus mais como sempre o povo e massa de manobra da política, e na ocasião não era diferente, os principais dos sacerdotes e seus servos incitaram o povo pedir a crucificação de Jesus Cristo. Jesus Cristo mais uma vez teve chance de usar a política quando Pilatos o chamou em particular, mais não a usou.

João 19:5-16
6-Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.
7-Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
8-E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.
9-E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10-Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
11-Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
12-Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.
13-Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá.
14-E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.
15-Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.
16-Então, conseqüentemente entregou-lhe, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
  O povo Judeu pressionava Pilatos usando a lei e o nome de Cesar, naquele momento era o povo incitado por alguns que tinham interesse na morte de Jesus, pois a sua doutrina colocava em risco a posição de sacerdotes e doutores da lei. E Pilatos teve que ceder, pois havia muita coisa em jogo.
  Para mudar o mundo não precisamos de Políticos Cristãos e nem mudar as leis, pois quem crucificou Jesus Cristo não foi Pilatos e nem as leis e sim os homens, sendo assim a solução mudar o coração dos homens, e isso só e possível com amor pregado por Jesus Cristo. A política é corruptível e envolvem interesses pactuais escusos, e Pastores hoje estão seguindo na contramão de Jesus Cristo.
  Seguindo o assunto religião vamos ler um pouco sobre Culto de religiões.
Culto e uma palavra que tem a origem do (Latim Cultus), esta palavra nas religiões esta ligada diretamente em cultuar, costume usado nas igrejas com forma de adoração, veneração, Homenagem religiosa dirigida a um Deus; porem os cultos tem sido usado em algumas religiões de forma distorcida, talvez por falta de conhecimento ou interesse, alguns templos “religiosos” são mais usados como casa de show, espetáculos e extorsões, ao invés de ser usado como local de adoração, desviando-se o foco principal, locais liderado por verdadeiros mercenários e freqüentado por fanáticos, onde uma boa parte conhece as escrituras, porém, fazem questão de permanecer em práticas que cultuam tudo, menos Deus. Para elucidar vou dar exemplos de alguns cultos praticados em algumas religiões.

Culto de Prosperidade
Mateus 6:24-33
 24-Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25-Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26-Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27-E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28-E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29-E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30-Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31-Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32-Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33-Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Algumas pregações de culto de prosperidade, homens destorcerem o Vs. 25 afirmando que Jesus fala: "todas as coisas serão acrescentadas” sendo que Jesus falou, "todas estas coisas vos serão acrescentadas", Ele se referia a comer, beber e vestir, ha uma orientação no Vs. 24 com cuidado pelo amor e adoração ao dinheiro, e encerra no Vs. 33 com uma condição: buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.
Buscar o reino de Deus, e seguir os exemplos dados por Jesus, Ele buscava, recebia e transmitia o conhecimento de Deus, que é amor, misericórdia, compaixão, e por essas três atitudes se cumpria toda a justiça, nos dias de hoje muitos ainda por não conhecer a palavra, vão aos templos não para cultuar a Deus, e sim para buscar bênçãos matérias como se estivesse em um grande comercio, e acham que podem comprar as bênçãos de Deus pagando-as com seus dízimos, ofertas, louvores e adorações, e se frustram quando não recebem o desejado. O nosso Deus não é Deus de barganha, Ele já nos deu tudo que temos direito, vida e salvação pelo conhecimento da Palavra, sabedoria e fé, se queremos bens matérias temos que trabalhar, e saber usar o que ganhamos. Jesus nos assegurou três itens em nossa vida, Ele não prometeu: carro, casa, dinheiro, ou quaisquer outros tipos de bem material. Podemos verificar que igrejas elaboram campanhas de vários tipos e com mercenários especializados em extorquir valores até mesmo de pessoas necessitadas, e sem nenhum escrúpulo fazem promessas baseadas em diversos textos Bíblicos destorcidos.

Culto de Cura.
 Lucas 5:17-27
17-E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para curá-los.
18-E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
19-E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
20-E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
21-E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
22-Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
23-Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
24-Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
25-E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.
26-E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.
  Jesus nunca ensinou fazer este tipo de culto, as curas eram naturais, às vezes ele estava caminhando e outras vezes ensinando o povo, mas todas as curas tinham um motivo, era para honra e gloria do Pai, e na maioria das vezes ele primeiro perdoava os pecados, pois via que existia arrependimento.  A fé daqueles homens fez com que o homem da cama partilhasse da mesma fé, ao ficar diante de Jesus se arrependesse dos pecados em seu coração, e Jesus o perdoou. Se observarmos a cura veio depois, mas para que todos aqueles ali presentes crescem, pois conforme este texto bíblico a casa estava cheia e ali estavam pessoas de todas as partes e também os fariseus e os doutores das leis, e ficaram Maravilhados e glorificaram à Deus, aquele local era Cafarnaum cidade onde Jesus iniciou seu ministério.
  Hoje existem homens que usam Lucas 5:20  e pregam que a fé deles pode curar os doentes, Jesus nunca falou: a minha fé te curou, ou a tua fé te curou, a expressão que ele usava era: a tua fé te salvou, a fé salva e o arrependimento traz o perdão dos pecados e a cura é para honra e gloria de Deus, e na hora que ele quer, não depende de: fé de homem; culto de cura; mais sim da vontade de Deus.
Este e mais um culto comercial, pois hoje como na época de Jesus muitos só crêem quando vê sinais, são como Tomé tem que ver para crer, e vivem enganados pelos olhos, são e cegos em sua ignorância (falta de conhecimento).

Culto de Perdão.
  Este tipo de culto é direcionado aos membros de uma congregação, deveria ser chamado de culto de hipócritas, na maioria das vezes os irmãos choram se abraçam, se emocionam, e falam que “perdoaram” e continuam com a cara virada para o irmão; estes são bons em perdoar os mais próximos, aqueles do mesmo meio, “a famosa panelinha” assim é muito fácil, mais e aquele vizinho, amigo, parente que o magoou, feriu e ofendeu? É fácil assim? Cultos que não levam ninguém a lugar nenhum, a não ser a igreja, se estas igrejas ensinassem mais sobre o amor de Jesus Cristo, existiria menos ódio, rancor no coração dos homens, e não seria necessário culto especifico para perdoar.
Lucas 23:30-34
30-Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
31-Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
32-E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
33-E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
34-E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
  Jesus neste momento sondava o coração de cada um daqueles, e antes de condená-los Ele enxergava que havia falta de conhecimento daquele povo, que era manipulado, e mesmo o povo pedindo a Sua crucificação Ele pedia o Pai que os perdoa-se.
  Baseado em fatos reais esta historia é contada sem citar nomes: Um cristão professor de escola dominical novato, ensinando novos convertidos, deparou com a dúvida de um dos alunos que o questionou: certo vizinho pastor cristão de certa congregação há anos, havia discutido com ele, porque ao queimar o lixo no quintal havia o incomodado, e nunca mais se cumprimentaram,  perguntou: o que ele deveria fazer já que aquele vizinho o ofendeu e nunca lhe pediu desculpas, e isto por muitos anos? O professor inspirado em atitudes de Jesus o orientou: que ele como cristão e como conhecedor do Amor de Cristo deveria perdoá-lo, e a próxima vez que o encontra-se o saudasse com a Paz do Senhor, isto o identificaria como um verdadeiro cristão, já que aquele vizinho mesmo “cristão” durante vários anos, não havia feito, e com este gesto ele traria a paz no coração de ambos, porque com certeza os dois estavam incomodados com aquela situação, o aluno não se sentindo confortável, pois ele havia sido ofendido no mesmo dia foi para casa e mesmo com um pouco de dificuldade praticou, o que foi orientado, pois era um domingo e ambos saiam para o culto no mesmo horário, e a resposta foi imediata o vizinho o respondeu com certo ar de surpresa, pois a atitude havia vindo de um discípulo, e não dele como pastor.
  O perdão é um benefício maior para quem perdoa do para quem é perdoado, é necessário enfrentarmos as barreiras do orgulho para que vivamos em paz.

Culto de interseção & Libertação:
  Este é o tipo de Culto sem ação não tem nenhum efeito, se você quer libertar seu filho; filha; marido ou esposa; parente; amigos ou até mesmo você; de drogas, prostituição, alcoolismo, dividas e quaisquer outros vícios ou problema do cotidiano, não basta ficar orando dentro de uma igreja, na maioria das vezes nestes cultos de libertação os pastores atribuem estas coisas ao diabo ou maldições hereditárias, mais não explica que cada pessoa tem o seu "diabo particular", este diabo chama se: vontade da carne. Enquanto ficam presos a estes cultos de campanha, seus entes queridos ou você mesmo continuam com o mesmo problema. Se o problema é drogas, sugiro que procure ajuda especializada no assunto, e que os familiares o apóiem e não descrimine por mais que seja difícil, devemos nos lembrar que Jesus não julgou, quando você descrimina alguém você julga-o indigno de sua companhia, lembre-se a palavra de Deus só fará efeito no coração de qualquer um, plantada por uma pessoa que realmente seja vista como exemplo de fé, e não por que estar dentro da igreja vinte quatro horas por dia sem incomodar com o que acontece fora, orar tem seu significado que é falar com Deus, porem sem ação se torna ineficaz, temos que fazer a nossa parte; se o problema é prostituição, devemos levantar à auto-estema desta pessoa mostrando-a que ele é muito melhor do que ela pensa, e que ela é capaz de mudar de vida, e sem mostrar o que ele faz de errado, e sim mostrando o que ela pode fazer certo, cuidado que a condenação pode afastá-la de você, não devemos descriminar, se estivermos afastados desta pessoa nunca poderemos ajudá-la, pois temos que ser exemplo para ela; se o problema e dívida não têm oração que dê jeito, eu sugiro que a pessoa analise o motivo, pode ser desemprego  ou problema de saúde, ao invés de campanhas para tirar dinheiro dos irmãos, a igreja deveria fazer reuniões direcionados a ação social, e se preocupar com seus membros e fazer como Jesus, ajudar os irmãos mais necessitados; agora se for descontrole este caso mais complicado, está ligado a compulsividade, isto é necessário de ajuda terapêutica; acredito que ao invés de campanhas de libertação as igrejas deveriam ter: balcão de emprego, psicólogos e terapeutas e ajudassem estas pessoas com apoio dos irmãos e familiares.
  É hora de quebrar de uma vez com um tabu usado por algumas religiões, para descobrir porque pessoas tanto temem a satanás não é difícil, simplesmente analise doutrinas religiosas e descubra que algumas religiões não sobrevivem sem a presença de satanás para prender pessoas em seus templos, a apologia a ele e tão grande que ele chega a ser o astro principal nos púlpitos em dias de cultos, satanás é até  entrevistado, neste momento Deus que deveria ser o astro, é esquecido, outras vinculam ele no casamento, família, emprego, filhos, etc., colocam um temor tão grande nos fies que chegam até entrar em pânico. Se você acredita em satanás, fique sabendo que Deus enviou a Sua palavra por Jesus Cristo e satanás foi vencido na cruz quando Jesus não negou ao Pai, se acreditarmos que satanás tem poder sobre nossa vida estamos aniquilando o sacrifício de Jesus e estaríamos negligenciando a Palavra de Deus; todos os problemas que temos, são criados por nós, por atitudes erradas ou descuidos, todos temos problemas, só não podemos atribuir a demônios ou a satanás, vamos analisar os nossos comportamentos e verificar se estamos sendo cuidadosos em nossas decisões e atitudes.

Culto contra maldições hereditárias.
Para falar sobre este tema eu não poderia deixar de fora o segundo mandamento da lei de Deus, que é muito usado para vinculação de maldição hereditária dentro da igreja,
 Êxodo 20:4-5
4-Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5-Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam
 Na verdade se refere à criação, adoração de imagens e esculturas, e a visitação do pecado dos pais nos filhos, ou seja: ao pecarem os pais, criaria em seus filhos hábitos de adoração a outros deuses, e normalmente isto duraria por algumas gerações até que mudassem seus hábitos, pois aquele povo acabara de sair do Egito, e o local havia adoração a variedades de deuses, então seria normal que continuassem com estes costumes, estes versículos não querem dizer que o pecado dos pais levara sofrimento aos seus filhos, ou que os filhos receberão maldição por um pecado dos pais, não existe maldição hereditária.
Ezequiel 18:1-4
1-E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2-Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
3-Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel.
4-Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

  Quando o povo sofria por algum motivo, era normal atribuir o sofrimento aos pecados dos pais baseando-se nesta parábola, e com isto achavam-se isento de culpa, Deus adverte o povo, que os filhos não pagariam pelos pecados dos pais, pois cada um pagaria pelo seu pecado,  Porem mesmo com orientação de Deus continuava com os mesmos costumes
João 9:1-3
1-E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2-E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3-Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
  Neste texto verifica-se que 600 anos após a proibição desta pratica ainda havia dúvida sobre este assunto até entre dos discípulos de Jesus Cristo, Jesus não veio para mudar os mandamentos de Deus e sim para trazer a compreensão, e a forma correta de usá-los e enxergá-los.
Há até algumas religiões que usam o texto de Provérbio 22:6
6-Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele distorcendo e induzindo os fies a acreditar que o caminho certo para seus filhos é a igreja, onde na verdade o caminho certo e: amor, retidão, respeito e verdade dentro e fora de casa e da igreja, isto acontece até hoje, crianças nascem com alguma deficiência, muitas vezes são problemas genéticos, ou causados por um período de gestação mal acompanhada, seguido de alguma doença ou com associação a uso de drogas, abortivos, ou até mesmo o uso de medicamentos para náuseas e outros tipos de sintomas da gravidez, estes são alguns dos principais fatores que trazem a vida crianças com problemas de formação e até mutilações sem reversão. “Como disse Karl Max, filosofo economista e cientista Alemão (1818-1883) na essência de sua filosofia que: o ser humano é produto do meio", na realidade, no meio em que vive, “somos frutos do meio em que vivemos”, hoje igrejas evangélicas atribuem ao diabo ou satanás tudo o que acontece de ruim, fechando os olhos para não enxergar que todas estas coisas são ocasionadas por falta de estrutura familiar, a preservação da família sempre foi responsabilidade das igrejas do passado, já nos tempos modernos fora deixada de lado, trocada por cultos fantasiosos.
 Há exemplos de maldições criadas pela igreja: Separação de casais: Não é nada mais do que o reflexo de duas leis; do Desquite criada em 1949 e do Divórcio e da separação judicial em 1977. 
  A partir da década de (LXX) ainda com a lei do desquite, mesmo com a condenação das igrejas que não orientava só condenava, e de uma boa parte da sociedade que descriminava, o matrimonio deixava de ser levado a sério, e logo a partir da década (LXXX) com a lei do divórcio começava a explosão de separações de casais e logo se tornou normal a frase: (vou tentar e se não der certo depois separo) casar-se tornou uma pratica experimental, e o motivo das separações eram sempre os mesmos a conhecida “incompatibilidade de gênios”, e tornou-se um exemplo de pais para filhos, e logo os pais deixavam de fazer parte da vida dos filhos; com separações ou suas muitas ocupações, as mulheres que antes eram as mais presentes,  logo pela necessidade econômica ingressaram no mercado de trabalho, e a partir daí começava a desestruturação familiar, a falta de apoio dos pais deixara com que os filhos se espelhassem em conselhos de amigos, mídia e novelas, que logo com a democracia e liberdade imprensa suprimiram a censura, tudo que era ilícito  era exibido nas primeiras páginas de jornais, revistas e telejornais, que brigam por audiência, e sem se importar com os estragos causado a sociedade, os crimes antes que eram algo de vergonha, quando alguém era preso a família ocultava para que ninguém soubesse, logo passaram a ser normais e até serviram como expiração para muitos, começaram a surgir os heróis do crime, que anteriormente eram esquecidos em presídios, começaram a se destacar nas primeiras páginas de jornais e telejornais; logo após a copa de 70 o fumo e o álcool foi um dos grandes alvos das campanhas publicitárias onde eram apresentadas no meio esportivo dando ênfase como se fosse um ponto forte para ser um bom atleta, ligando a belas mulheres e carros luxuosos e extravagantes; com o fim da ditadura militar começava a ser desvendado uma modalidade de crimes legalizados no Brasil,  grandes golpes era descobertos porém, nunca eram punidos, surgiu uma nova frase, "Os políticos roubam porque não posso roubar?"; estava mais uma vez o povo cometendo um ato ilícito ao se espelhar nos atos dos outros; o desquite e o divórcio passaram a ser atitude normal na sociedade, e levou a desestruturação familiar e começou o que chamam de “maldições hereditárias"; sem acompanhamentos dos pais no dia a dia dos filhos, tornou-se quase que impossível manter um padrão de vida moral, e assim começavam os jovens a uma trajetória de mentiras, drogas e prostituição. Para quebrar "maldição:" só ha uma opção avalie-se, faça diferente, seja honesto, não repita os erros de seus pais, absorva tudo que é bom que lhe ensinasse, e o que não é bom procure fazer melhor, vamos parar de culpar o diabo, satanás ou demônios de tudo que acontece, devemos assumir nossas culpas. Se for pai errou assume seu erro, concerte agora mesmo, e ensine o seu filho que ele não deve cometer o mesmo erro, e que uma atitude ilícita pode trazer graves conseqüências, seja honesto consigo mesmo e com o seu semelhante, e assim você quebrara qualquer “maldição hereditária" que nunca esteve no âmbito espiritual como algumas igrejas falam. 

Culto de Descarrego.
   Há Igrejas hoje já fazem cultos de descarrego, este deveria ser chamado despacho “cristão” nestes cultos é feitos verdadeiros rituais iguais aos despachos com fitas e velas que fogem dos ensinamentos de Deus, e cobram verdadeiras fortunas, aproveitando-se de pessoa que já vieram de doutrinas e assim utilizando dos mesmos métodos, para extorquir dinheiro daqueles que não conhecem a palavra de Deus, estes são os típicos anticristos, criticam outras igrejas condenando a devoção a imagens, mais vendem: Terra de Jerusalém; Água do Jordão; Rosa de Sarom; Kit Canaã; Cajado de Arão; toalha ungida e outros amuletos. Elaboram os cultos baseados no Velho Testamento, mais não ensinam nada sobre a Nova Aliança com Jesus Cristo, pois se os fiéis conhecerem a verdade deixará de freqüentar estas denominações. Pois são denominações que não vieram para fazer a diferença e sim para apascentar membros que se afastaram de outras igrejas ou seitas, pessoas que por terem perdido a satisfação de estarem naqueles locais. Estes estabelecimentos criam amuletos e cultos satânicos para convencer os fiéis que eles estão no lugar certo, na verdade vou usar um termo prático para definir esta mudança “trocaram seis por meia dúzia “e são enganados da mesma forma, só mudaram de endereço e denominação.

Culto de Resgate
Significado de resgate: Recuperação de algo vendido mediante a restituição de preço ao comprador; Venda com direito de resgate. Perdão de uma falta, resgate de pecados, sinônimo de resgate: libertação, livramento, redenção, salvação.
Este e o Culto que induz os fiéis entrar em oração para trazer de volta para a igreja, os irmãos “desviados”. Usam a palavra resgate julgando que o irmão foi tragado por satanás e está no pecado, mais não procuram ver a frustração que os levaram a se afastar da casa de Deus, que 99% das vezes a culpa é das próprias igrejas e seus comportamentos como: cultos fantasiosos; membros julgadores; soberbos; arrogantes; contenciosos; prepotentes; e lideres irresponsáveis com a obra de Deus; estes irmãos podem até estar afastado da igreja mais não de Deus, ele pode estar fazendo a obra com mais zelo que aqueles que estão orando, mais não o procuraram para ver o motivo do afastamento de um membro, este tipo de Culto dividiu a palavra oração em duas partes orar- ação, eles utilizam a palavra orar que significa: falar, porém, não utilizam a palavra ação que significa agir, ficam enclausurados em seus templos a este culto sem nenhum significado para a obra de Deus, não observam que a palavra resgate e muito pesada para os dias de hoje, o nosso resgate já foi pago por Deus por intermédio de Jesus, ao trazer as verdades de Deus a um povo distante do conhecimento de seus mandamentos, e a confirmação foi à consumação no calvário, e ainda hoje está sendo distorcido por alguns líderes religiosos que continuam com as práticas do passado. Se o seu algum membro afastado vá e veja o que aconteceu, incentive-o se ele estiver em outra congregação sem tirar de onde esta, alimente-o da palavra de Deus se for necessário sem julgamentos, mais não fique dentro da igreja orando sem ação, a obra de Deus e feita mais fora das quatro paredes que dentro delas.

Culto de Santa Ceia.
  Para entendermos sobre a Santa Ceia de Cristo, temos que voltar em: Êxodo 12 onde foi instituída a páscoa onde uma vez por ano deveria ser festejada em forma de um culto para lembrar a liberdade do povo de Deus da servidão do Egito.
Êxodo 12:1-28
1-E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2-Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3-Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4-Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5-O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, os quais tomarão das ovelhas ou das cabras.
6-E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7-E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8-E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9-Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10-E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11-Assim, pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
12-E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
13-E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
14-E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15-Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.
16-E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontará para vós.
17-Guardai, pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
18-No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.
19-Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.
20-Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.
21-Chamou, pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.
22-Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
23-Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
24-Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.
25-E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto.
26-E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
27-Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.
28-E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

  Estes textos bíblicos fala sobre a verdadeira mensagem da Ceia do Senhor.
 Lucas 22:7-14
7-Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
8-E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
9-E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
10-E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar.
12-E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
13-Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilhado; aí fazei preparativos.
14-E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.

Marcos 14:17-24
17- E, chegada a tarde, foi com os doze.
18-E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me.
19-E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu?
20-Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato.
21-Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
22-E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
23-E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
24-E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
  Após a Ceia ter sido preparada como Jesus havia dito assentou-se à mesa com os doze, em MC 14:18 enquanto eles comiam revelou que ali havia um que lhe trairia, e quem seria,   percebe-se que os discípulos já comiam conforme cita o texto, pois os alimentos ficavam a mesa, e como era de costume se serviam, em: MC 14:22 é o momento que Jesus toma o pão, esta expressão tomar o pão significa que ele pegou o pão naquele momento, e ao invés de comer, ele partiu o pão, e deu, fica uma pergunta: a quem ele deu este pão que partiu se os discípulos já comiam? Para responder esta pergunta temos que ler Lucas 22:7-14, Jesus escolheu um local amplo como diz o texto bíblico, não escolheria um local deste só para Ele e seus discípulos, conclui-se que ali estavam também todos que o seguiam, e partilhou com todos que ali se encontravam, não só seus discípulos mais sim todos, até mesmo com aqueles que já comiam, e neste momento Ele demonstra a vontade de Deus, está foi à lição deixada por Jesus, quando ele disse: fazei isto em memória de mim, ele não está se referindo a uso da Santa Ceia como é pregado nas igrejas, pois, isto já era uma ordenança feita por Deus através de Moises e Arão, naquele momento Jesus se referia, aos irmãos servir ao seu próximo; viver em comunhão; ou seja, um ajudando ao outro, MC 14:23-24 e para finalizar Jesus usa o costume antigo também usado por reis, ele levanta o cálice e sela a novo testamento, "testamento e um documento incontestável" que e deixado para que depois da morte seja cumprido, durante a Sua vivencia ele mostra como deve ser feito a sua obra, e os discípulos seguiram conforme Jesus os ensinara, hoje por falta de conhecimento a Palavra e fazem este Culto que deveria ser um ato a ser cumprido por toda vida e todos os dias, como um culto simbólico, não ensinam o verdadeiro sentido da Ceia, cristãos participam de eventos que não acrescentam nada, em quanto fora das paredes dos templos muitos aguardam para ouvir a Palavra, e necessitando de ajuda espiritual e material, em quantos Cristãos os tratam com indiferença e os rotulam como ímpios e os deixam a toda sorte por falta de conhecimento das Boas Novas.
O significado da palavra ímpio é o que pratica a impiedade, e Cristão e aquele que vive como Cristo, ou seja: cuida dos que necessitam; quando vejo este relacionamento de frases, vejo que há muitos ímpios fantasiados de Cristão, e a muitos Cristãos sendo chamados de ímpios

Culto de Primícias.
Levítico 23:9-17
9-E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
10-Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11-E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12-E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor,
13-E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14-E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.
15-Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
16-Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.
17-Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão levedados se cozerão; primícias são ao Senhor.
  Deus exige daquele povo quando entrasse na terra prometida sempre que fizesse sua colheita, uma parte desta colheita deveria ser dada ao Sacerdote,  está parte da colheita era entregue para que não faltasse mantimento, pois a tribo de Levi não teria parte de herdade da terra, e então não teria como manter-se, já que as suas funções eram instruir o povo acerca da adoração. Eles eram os ministros dos seus dias. Também regulavam as leis morais, civis e cerimoniais, e supervisionavam a saúde, a justiça e o bem-estar da nação. Este evento era na verdade o dizimo que arrecadado hoje, mais Pastores não satisfeitos com dizimo fazem este culto para uma arrecadação extra e ainda ousam dizer que é para Deus, quando na maioria das vezes são usados para tudo, menos para obra de Deus

Culto do Dizimo.
Adj. A décima parte. / Imposto que consistia no pagamento, à igreja ou à nobreza, da décima parte dos frutos colhidos. / P. ext. Imposto, tributo.
  O dizimo nas religiões abraâmicas foi instituído na lei de Moisés, como escrito anteriormente, era doação feita para manter sacerdote da tribo de Levi, que cuidavam do tabernáculo e depois do templo. A tribo de Levi pelas suas atribuições não poderia possuir Herdade nem territórios como as outras tribos. Estas doações eram feitas em forma de mantimento, e também eram usadas para assistir órfãos, e viúvas e necessitados.
  Depois da destruição do templo no ano 70 d.C. a classe sacerdotal e os sacrifícios foram desmantelados e assim os rabinos começaram a recomendar que os Judeus contribuíssem com ofertas para obras de caridade.
Algumas religiões usam como exemplo o dizimo de Melquisedeque. Para explicitar mais a palavra dizimo que tantas religiões afirmam ter um princípio bíblico entre Abraão e Melquisedeque, vamos falar um pouco sobre o assunto: Melquisedeque, cujo nome significa “rei de justiça”, foi um rei de Salem (Jerusalém) e considerado por Abraão como sacerdote do Deus Altíssimo, o aparecimento e desaparecimento repentinos de Melquisedeque no livro de Gênesis são misteriosos, Melquisedeque e Abraão se conheceram pela primeira vez depois da vitória de Abrão contra Quedorlaomer e seus três aliados, Melquisedeque ofereceu pão e vinho a Abraão e aos seus homens que estavam muito cansados após a batalha, como demonstração amizade e Ele abençoou Abraão no nome de El Elyon ("Deus Altíssimo") e louvou a Deus por ter dado a Abraão Vitória na batalha (Gênesis 14:18-20), Abraão ofereceu a Melquisedeque um dízimo de tudo que tinha conquistado na guerra, (Isto é, os despojos de guerra). Ao fazer isso Abraão indicou que ele reconhecia que Melquisedeque acreditava e era seguidor do Deus verdadeiro.
   A existência de Melquisedeque mostra que outras pessoas além de Abraão e sua família também serviam ao Deus verdadeiro.
Gênesis 14: 18-20
18- Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19- E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20- E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
  Algumas denominações hoje têm como objetivo principal para ser um cristão fiel o pagamento do dizimo como entrega obrigatória por instituição de Deus, este critério é usado para: participar de ministérios e grupos da igreja, Jesus deixou a obra para ser feita por todos e em nenhum momento falou que para isso seria necessário entregar dizimo, e em nenhum momento pronunciou a palavra dizimo, para escolher nenhum de seus discípulos, e nem para selecionar quem poderia ou não fazer a obra de Deus.
Marcos 9:37-40
37-Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe não a mim, mas ao que me enviou.
38-E João lhe respondeu, dizendo: Mestre; vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
39-Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
40-Porque quem não é contra nós, é por nós.

Culto de Profecias.
  A palavra profecia tem origem do grego PROPHETIA “capacidade de interpretar os desejos dos deuses”, de PROPHETES, de PRO-, “à frente”, mais PHANAI, “FALAR”. A capacidade de interpretar os desejos de deuses e falar a frente, ou seja, um porta voz. O significado de profecia é: predição por inspiração Divina/ Toda predição de acontecimentos futuros, por conjetura ou acaso.
Mateus 10:1-42
1-E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
2-Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3-Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu,
4-Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
5-Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6-Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
7-E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8-Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí.
9-Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
10-Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.
11-E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
12-E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
13-E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
14-E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
15-Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
16-Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
17-Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
18-E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
19-Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
20-Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
21-E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22-E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
23-Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
24-Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
25-Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?
26-Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
27-O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
28-E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
29-Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
30-E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
31-Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
32-Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
33-Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
34-Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
35-Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
36-E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
37-Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
38-E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
39-Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
40-Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
41-Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
42-E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
  Neste texto bíblico (vs-1) Jesus enviou os deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal, (vs-8) Curar os enfermos, limpar os leprosos, ressuscitar os mortos, expulsai os demônios, esta é uma relação de poderes entregues aos discípulos, porem no (vs40) Jesus declara quem recebe os discípulos, recebe a Ele, e quem me recebe Ele, recebe aquele que o envio, “Deus”; no (vs42) fica claro que o galardão e de acordo com que recebemos a Deus através de Jesus (palavra), e assim como os discípulos não recebemos nenhum poder para profetizar, Deus usou profetas para falar com o povo, mas, foi necessário enviar a Sua Palavra por Jesus, e é por esta palavra que tivemos livre acesso a Deus, Jesus não veio até a aqui para profetizar e sim para proclamar, por que pastores ordenam que os fies profetizem sobre a vida de seus irmãos? Nem o próprio Jesus ensinou esta prática, o que vejo são  irresponsáveis querendo imitar Deus, e ao invés de fazer discípulos estão querendo voltar com os profetas.
  O significado de proclamar é pronunciar-se publicamente em alta voz e com solenidade, reconhecer solenemente, decretar, publicar ou promulgar uma lei.

Culto de Revelações.
   A palavra revelação vem de origem do Latim REVELATIO, “ato de mostrar, descobrir, destapar”, de REVELARE, formado por RE-, indicando oposição, mais VELARE, “cobrir, tapar”, de “VELUM”, “véu”.
   O significado de a palavra revelar na Teologia é o ato pelo qual Deus fez saber aos homens os seus mistérios, e sua vontade, a princípio no momento da criação, depois Moisés e os profetas, e finalmente por Jesus Cristo, quando Deus ”verbo” se revela em Jesus a toda humanidade, todas elas estão escritas em Apocalipse, as revelações se encerraram em Jesus, mesmo assim alguns pastores insistem em usar as revelações nos púlpitos, acredito que as praticam por desconhecer, não foram ensinados adequadamente, ou não se interessam em falar a verdade com medo da reação dos fies, pois existe uma boa parte deles, que estão dentro da igreja somente para ouvir revelações, acreditando que é Deus que está falando por intermédio de um irmão, e sem entender que todos nós temos livre acesso ao Pai e que não precisamos de intermediário, precisamos de verdade é viver sem demagogia, com conhecimento da palavra de Deus, seguir os passos de Cristo, e assim nos tornaremos melhores que nos mesmos.