domingo, 5 de janeiro de 2014

Livre arbítrio? O que é?


 Livre arbítrio? O que é?

  Livre arbítrio e uma palavra de origem latim, Liberum arbitrium, liberum voluntatis arbitrium. O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos, é uma crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença. Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o catolicismo, espíritas, budistas e etc., e cada uma explica seu ponto de vista em relação ao livre arbítrio, e a questionamento se ele realmente existe, O livre arbítrio muitas vezes confundido com desrespeito, e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida, e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
 Como este termo é mais usado no meio religioso, as pessoas usam do livre arbítrio e depois culpam Deus por resultados e conseqüências, continuam como Adão e Eva no paraíso, Adão culpou Eva mulher que Deus criou para ele e a partir dele, e Eva culpou a serpente, que por sinal foi a mais honesta, não mentiu sobre o fruto, e assumiu calada, sem se defender.
 Eva e Adão foram traídos pela ambição de poder.

Gênesis 3:12-17
12-Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13-E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14-Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15-E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16-E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17-E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
  Se observarmos Adão e Eva sabia que não poderiam comer daquele fruto, Deus os alertou, e Eva no verso 3 repete para serpente a orientação de Deus, mais comeram por causa da ambição. Não e muito diferente hoje, Deus alerta cada um de nós o que não deve fazer, mais a arrogância, prepotência e a ambição não deixa ouvir, e os homens continuam caminhando por caminhos errados e culpando satanás por seus erros, da mesma forma que acontecera no paraíso, e hoje ainda culpam Deus por seus sofrimentos, não assumem que o são vítimas dos problemas que criam, e questionam Deus por ter criado o bem e o mal, tenho a impressão que os homens gostariam de ter só uma opção, se é assim porque não optam para o bem?