quinta-feira, 14 de março de 2013

Conheça o Deus dos Cristãos, Deus que não criou igrejas e religiões.


Conheça o Deus dos Cristãos

Deus             
 A palavra Deus e de origem latim (deus)  ser supremo; o espírito infinito e eterno, criador e zelador do Universo, Ente único, perfeito, livre e inteligente, Ele é Cada uma das pessoas da Santíssima Trindade, para conhecermos o Deus dos cristãos temos que cruzar informações bíblicas.
O conteúdo deste artigo tem o objetivo de informar a origem de Deus, baseado na Bíblia Sagrada, expor de forma lúcida e sem fantasias e religiosidade a figura deste Deus; quem é, onde o encontrar, e o que ele espera para a vida de todo ser humano; descreve também a segunda pessoa de Deus (Jesus), e sua terceira pessoa terceira pessoa (Espírito Santo), e as funções de cada uma destas pessoas, contrariando alguns ensinamentos que confundem entendimentos dos seres humanos, deixando-os escravos de cultos e alguns costumes religiosos, e tiram o verdadeiro foco da vida humana e sua plena liberdade.
  Para ficar clara a imagem de Deus temos que explorar textos bíblicos bem conhecidos, porem, muito distorcidos no meio religioso;
 João 1:1-No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. 
Este versículo faz citação ao verbo: “Verbo, e uma palavra que exprime; o tempo, a ação e o fenômeno”; quando João escreve este versículo ele está se referindo à palavra de Deus no momento da criação do mundo escrito por Moisés;
Gênesis 1:1-No princípio criou Deus o céu e a terra.
2-E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

 Está bem explicito, Deus se apresenta em forma de espírito e o significado da palavra espírito é: (Princípio imaterial, Substância incorpórea e inteligente) E nos versículos á seguir e citado os verbos; haver, ajuntar, produzir, fazer, etc., e todos se apresentam de forma imperativa afirmativo.

3-E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4-E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5-E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6-E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7-E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8-E chamou Deus à expansão Céus, e foi à tarde e a manhã, o dia segundo.
9-E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10-E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou
Mares; e viu Deus que era bom.
11-E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12-E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13-E foi à tarde e a manhã, o dia terceiro.
14-E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15-E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16-E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17-E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18-E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19-E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20-E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21-E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22-E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23-E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24-E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25-E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26-E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27-E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28-E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29-E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30-E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31-E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
  Este texto declara a essência da vida e do conhecimento por intermédio do verbo de Deus "A Palavra"; toda forma de vida da terra foi criada simplesmente pela Palavra que também era luz “conhecimento, Sabedoria”. 
João 1:2-Ele estava no princípio com Deus.
  Neste versículo João declara que no princípio ele, “o verbo”, palavra de Deus, estava com Deus, esta referência feita por João deixa claro que no momento da criação do mundo não havia mais ninguém, e assim temos certeza que Deus não tem corpo físico, só o espírito que movia sobre as águas, conforme escrito em Genesis 1:2
João 1:3-Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
 Nestes versículos está escrito que todas as coisas foram feitas por ele, “verbo” sem ele nada do que foi feito se fez; porque alguns pregadores afirmam a presença de Jesus na criação do mundo? Sendo que Jesus só seria o verbo encarnado futuramente, e representaria o verbo “palavra Deus” presente na terra, quem estava no momento da criação era o “Verbo”, “Palavra de Deus” e não Jesus homem; João se refere a “Ele”, verbo “Palavra de Deus”, então se pode entender que foi manifestação de Deus por sua palavra que criou tudo, não só céus e terra e o universo, mais todas as coisas, ele, o verbo que se manifestou pelo próprio Deus. Este versículo precisamente em todo momento não cita ferramenta alguma usada por Deus na criação, somente o verbo, ou seja, a Palavra de Deus.
João 1:4-Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens.
  No verbo estava toda a vida a criação, e também estava toda luz do conhecimento que estava a alcance de todos.
5- E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
  Estes versículos fazem referencia a luz de Deus “conhecimento”, e expõe desde o passado da criação até os dias de que antecede a vinda de Jesus; apesar desta luz está a alcance de todos, parte da humanidade ainda fechado em sua escuridão mesmo orientada pelos profetas não compreendiam o significado da luz, que é o esclarecimento espiritual, a exposição à verdade e a justiça, porem para verdadeira compreensão seria necessário a vinda do verbo, “a palavra de Deus”, “o próprio Deus" no corpo carnal de Jesus conforme escrito no versículo abaixo
 João 1:14: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
   Este versículo narra como o verbo “Palavra de Deus” habitou entre nós, na pessoa de Jesus, e partir deste momento é que o Espírito de Deus em Jesus o orientava como agir; havia alguns momentos que ele falava como homem, ou como Deus. João neste versículo pula varias etapas da criação do mundo, até o nascimento de Jesus, não por falta de conhecimento e nem mesmo por não ter importância, mais para mostrar quem deve ser exaltado e qual a função de Jesus na terra; Jesus foi o único a cumprir todos os mandamentos e transmitir todos os ensinamentos de Deus; Jesus 100% homem e 100% DEUS.
João 1:15- João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
  Nestes versículos João reconhece Jesus 100% carne, porem a referencia que dava era de Jesus verbo, ou seja, a palavra de Deus que se fez carne o tornando um homem munido de todo conhecimento; o próprio Deus que habitou entre os povos, Jesus como 100% Deus "Verbo, palavra de Deus". Para que pudéssemos ver a Gloria do Deus em Jesus, e para nos agraciar com o direito da salvação pela remissão dos pecados; pecados estes que até ali era necessário sacrifícios para adquirir “perdão”.
  Jesus o homem incumbido de trazer à salvação as nações, por intermédio do verbo “palavra de Deus”, quando João fala após mim, ele se refere do Verbo de Deus em Jesus, e antes de mim ele se refere ao Verbo de Deus com Deus do princípio do mundo até aquele momento, em Jesus Cristo, Deus revelou a sua natureza e essência de maneira que poderia ser vista e tocada, o verbo “Deus” se tornou um homem em meio do seu povo.
João 1:35- No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
36- E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
37- E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38- E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
39- Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
40- Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
41- Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
42- E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
43- No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
44- E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45- Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46- Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47- Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48- Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49- Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50- Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas, tu verás.
51- E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
   João Batista não só reconhece como também indica Jesus a seus primeiros discípulos, que anteriormente eram discípulos de João Batista, e descreve Jesus como o cordeiro de Deus. Um destes discípulos era André, irmão de Simão Pedro e o outro era João filho de Zebedeu escritor do evangelho de João Batista, homens que mesmo não vendo nenhum milagre naquele momento como prova, mas mesmo assim o reconheceram e o chamaram de rabi, que significa mestre, Jesus como todo líder e não como um ditador porem como um mestre segue em busca de seus discípulos. “Discípulo” é a pessoa que recebe instrução, Aluno, Aquele que aprende, e segue as doutrinas de outrem, Jesus pelo espírito Deus tinha conhecimento de cada um deles e com poucas palavras os surpreenderam e eles o reconheceram. A partir daí começa a grande missão de Jesus, que era levar o verdadeiro ensinamento da vontade de Deus a toda criatura da face da terra, ensinamentos estes fundamentados nos mandamentos, Missão que não seria tão fácil, pois, teria que confrontar com fariseus, sacerdotes, doutores da lei, que estavam acostumados a sobrecarregar o povo com grandes fardos de sacrifícios e eles mesmos não cumpriam. 
João 1:16- E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
17- Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
18- Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
  João fala sobre a Graça: Graça é um conceito definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua Salvação, esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido, e também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, e fruto da misericórdia e amor divino, João também define diferença entre lei e graça, Moisés enfatizou a lei e a justiça de Deus, enquanto Jesus exemplificou a misericórdia, amor, fidelidade e o perdão de Deus, Moises foi o preceptor da lei, enquanto Jesus Cristo veio para cumprir; na antiga aliança a natureza e a vontade de Deus foram reveladas na lei, e na nova aliança foi revelado em Jesus Cristo, o filho de Deus que se manifestou ao invés da revelação de Deus vir por meio de tabuas de pedra ou barro, veio por intermédio da vida de uma pessoa, e hoje todos têm acesso à palavra de Deus, e pode revelá-la a muitos que não tem conhecimento, Antes de Jesus, Deus nunca tinha se revelado, falava com seu povo por intermédio de outras pessoas, Profetas eram encarregados de entregar ao povo mensagens especificas mais ninguém viu a Deus, Jesus foi Deus "espírito", como o único filho de Deus "Verbo”.
Quanto mais conhecemos a Jesus Cristo, (Palavra de Deus) mais aumenta o entendimento de acerca de Deus, por intermédio de Jesus todos receberam a Graça. 
Mateus 5:17- Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18- Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
19- Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar serão chamados grandes no reino dos céus.
20- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
  Jesus não fala sobre a lei de Moisés, e sim sobre mandamentos, a final, vários consertos foram feitos até aquela ocasião, e o povo se comportou com indiferença a todos eles; por vários profetas Deus falou ao povo e mesmo assim e desviaram-se dos seus caminhos, por isso Deus enviou as suas leis por Jesus, para plantar as leis diretamente no coração de cada um, e assim foi feito nova e eterna aliança profetizada por Jeremias, e que não haveria outra.
 Jeremias 31:31-34
31- Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32- Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33- Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34- E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
  Jesus reconhece todos os mandamentos, porem ele aponta um como principal e base para todos os demais quando interrogado por doutores da lei que intentava o experimentar.
Mateus 22:35-40
35- E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentá-lo, dizendo:
36- Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37- E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38- Este é o primeiro e grande mandamento.
39- E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40- Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas
  Jesus antes de sua volta para o Pai ele confirma um novo mandamento que já era existente, porem não era usado com a importância que era devida, por isso para muitos era novo, Ele descreve o próprio comportamento como exemplo de vida e obediência a Deus.
 João 13:34-35
34- Um novo mandamento vôs dou: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35- Nisto conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros
  Jesus orienta como deve ser nosso comportamento, Jesus ensina o que Deus espera de todos, há muitos que vivem hoje falsamente cumprindo doutrinas de homens e não se interessam em cumprir a verdadeira vontade de Deus, e atribuem a necessidade do próximo aos líderes políticos e religiosos, alega que são "questões sociais", uma desculpa para não se preocupar com o próximo, como podemos amar a Deus se não amamos a nossa semelhança? Outros se fecham em comunidades religiosas e declaram amar os irmãos membros, mais não se cumprimenta, não perguntam nem mesmo como vai, e se está precisando algo, e quando por um acaso toma ciência de problema de irmão até procura se afastar para não tomar parte, e a explicação é: "eu já tenho meus problemas" Jesus também tinha seus problemas, e era cuidar de um povo com necessidades físicas, espirituais e morais, e não mandou nenhum procurar Herodes ou sacerdotes, Ele mesmo cuidou; Jesus orienta que Deus quer que sintam o mesmo amor que ele nos amou, e para isso e necessário viver os mandamentos como ele viveu; tudo isso e para que gozar de uma vida plena, perfeita e completa em amor e harmonia, quando ele fala em dar a vida pelos amigos ele ensina que temos que não só nos preocupar mais ajudar o nosso semelhante, quando agimos desta forma passamos a ser amigo de Deus, e não mais servos, e partir daí somos escolhidos para dar continuidade à obra de Deus, no texto de João a seguir especificamente no VS: 18 Ele encerra com uma ordem e não pedido, Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
João 15:9-18
9- Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10- Se guardardes os meus mandamentos,  permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11- Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12- O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13- Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14- Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15- Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16- Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo.
17-Quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
18- Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
   
  E Jesus não para por ai, vejamos mais alguns de seus ensinamentos e fala sobre bem-aventuranças, a palavra bem-aventurado ter como significado: (aquele se aventura no caminho do bem, Muito venturoso muito feliz, que traz ventura, que favorece, Teologicamente Diz-se (aquele que goza no céu a beatitude eterna.). Havia uma grande multidão de pessoas necessitadas de Jesus, não só da cura, mais também para ouvir os seus ensinamentos, pois falava com propriedade, e o que falava era uma missão a todos, suas palavras traziam conforto para o coração daquele povo: sofrido, massacrado, humilhado, e aborrecido pela situação atual, fala também com os opressores, pois, ele sabia que no meio daquela multidão estavam eles, pois, o que Jesus falava trazia curiosidade, estes na verdade sempre buscaram algo para condená-lo, mais Jesus com propriedade os repreendia. 
  Se observarmos bem não mudou muito de Jesus até o momento em que vivemos, em uma multidão de pessoas existe uma multidão de problemas, o que quase não se repete é que não há ninguém para confrontar com os opressores, e eles continuam atuando livremente e sem nenhuma repreensão até mesmo em cima de púlpitos, e a frente de religiões.
Lucas 6:17-27
 17-Jesus desceu com eles e parou num lugar plano. Estavam ali muitos dos seus discípulos e uma imensa multidão procedente de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,
18-Que vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados,
19- E todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava todos.
20-Olhando para os seus discípulos, ele disse: Bem-aventurados vocês, os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.
21-Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir.
22-Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mal, por causa do Filho do homem.
23-Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas
24-Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação.
25-Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês, que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar.
26-Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.
27-Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
    Jesus não o reconheceria como nosso Deus se assim ele não fosse, e hoje algumas religiões fazem culto para Jesus, espírito Santo separadamente, Deus e único Pai (criador), é o filho (palavra), é Espírito santo (Deus não carnal), Deus é o único que deve ser adorado e exaltado e glorificado assim como o próprio Jesus orientou.
Marcos 12:29-33
28-Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
29-E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30-Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31-E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32-E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
33-E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
  Para muitos a figura de Deus termina em Jesus, porem na verdade o Espírito Santo é o cumprimento de todas as profecias ate ali escritas na Bíblia, o Espírito Santo não é algo escolhido a dedo por Deus para nos consolar e guiar, mais ao sim  o próprio Espírito de Deus  que estava lá no princípio do mundo e movia sobre as águas. 
Gênesis 1:1-2
1-No princípio criou Deus o céu e a terra.
2-E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
  Jesus declara que não fala por ele, mas por Deus, e se Ele falava por Deus, só poderia se através do Espírito Santo, já que Deus é Espírito.
João 12:49
49-Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
   Jesus declara a necessidade que ele vá para que envie o Consolador, havia a necessidade que ele partisse, pois, o Espírito Santo que está em nós, e o próprio Deus que estava em Jesus, mas para que chegasse a toda criatura não poderia estar em um corpo humano, Jesus já havia feito a sua parte que era anunciar as Boas Novas guiado pelo Espírito de Deus, ele teria que ir para que o Espírito de Deus que estava com ele fosse enviado como nosso guia e consolador.
João 16-7
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
Jesus alivia o coração de todos ao prometer o Espírito Santo como guia e consolador.
João 14:15-26
15-Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16-E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17-O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18-Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19-Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20-Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21-Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22-Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23-Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24-Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25-Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26-Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito.
   O Espírito Santo trabalha em nossa consciência (ciência, conhecimento, honestidade noção e retidão), que adquirimos pelos mandamentos de Deus que nos leva à fé (apoio, confiança, crença, convicção), certeza absoluta que temos um guia em nossa vida e nos leva à fidelidade (constância, lealdade, veracidade), mais para que seja assim é necessário amar Deus e guardar os seus mandamentos, e assim ele estará sempre presente, o Espírito Santo de Deus é a presença do próprio Deus em nossa vida para nos guiar e consolar, a palavra guiar representa “ensinar o caminho certo a seguir” e o Consolar “Alivia, ameniza a aflição”
   Depois de tudo aqui escrito, e o momento de conhecer a essência e representação da trindade. Trindade é termo usado em relação a Deus para exprimir a crença de que, em um único Deus, há três representações divinas: Deus Pai “Criador espírito que pairava sobre as águas”; Deus Filho, “Verbo, a palavra usada desde a criação do mundo"; Deus Espírito, “Espírito de Deus deixado como guia e consolador, o mesmo que pairava sobre as águas”.
 A concepção da trindade foi tirada dos ensinamentos de Cristo que figuram no Novo Testamento. A crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo foi definida no Primeiro Concílio de Nicéia, em 325. Esse concílio declarou que o Filho é da mesma substância que o Pai, ou seja, o Pai o Filho e o Espírito Santo são as mesmas pessoas, é por este motivo que devemos adorar um só Deus.
João 17:3
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
  A procura de Deus cada dia aumenta, pois as religiões têm deixado muita gente confusa; Deus só esta onde a união, paz, harmonia e amor, Deus representa todas estas coisas, não importa onde estivermos; em casa, igreja, rua, etc., porém, este versículo é muito usado para fazer o povo de Deus acreditar que só encontrarão Deus dentro de religiões, e não é assim que esta escrito.
Mateus: 18:20
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles.
Certifique-se que no capítulo abaixo Jesus fala sobre: humildade, não escandalizar, perdoar, cuidar, amar o próximo, tudo isto se resume em comunhão entre os filhos de Deus, a comunhão são pessoas que compartilham de um mesmo propósito e opinião, que naquela ocasião era fazer a vontade de Deus, por intermédio de Jesus que é a Palavra; sem nenhum interesse financeiro, pois todas as esmolas que Ele recebia eram para cuidar dos necessitados, órfãos e viúvas e não para construção de templos. Quando Ele se refere à igreja, Ele aponta a um povo em comunhão, ou seja, um povo com um só propósito, e não templos feitos por mãos de homens, os templos deveriam ser usados para o ensinamento de comportamento, ética, respeito, amor ao próximo, a exemplo de Jesus que frequentava o templo para ensinar.
Mateus 18:1-35
1-Naquela mesma hora chegaram os discípulos aos pés de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
2-E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
3-E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos de modo algum entrarão no reino dos céus.
4-Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
5-E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
6-Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
7-Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
8-Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
9-E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
10-Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
11-Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
12-Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
13-E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
14-Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.
15-Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16-Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17-E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18-Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19-Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20-Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
21-Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22-Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
23-Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24-E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25-E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26-Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27-Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28-Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29-Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30-Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31-Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32-Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33-Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34-E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
35-Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
    Não se pode acreditar que para estar com Deus é necessário estar dentro de templos feito por mãos de homens, se fizermos isto, estaremos negligenciando a Palavra de Deus, estes versículos a seguir servem de advertência para que não nos deixemos nos enganar com falsas afirmações, por líderes religiosos.
Mateus 24:23-24
23-Então se alguém disser eis que Cristo está aqui, ou ali, não lhe dê crédito;
24-Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível for, enganarão até os escolhidos.
   A procura pra agradar a Deus tem sido grande, porem a vontade de Deus não está ligado a sacrifícios, adoração, louvores, dízimos e ofertas, Deus quer tenhamos uma vida de amor, caridade e misericórdia com nosso semelhante, quando fala em semelhança ele se refere não a atitudes e comportamentos, e sim como filhos do mesmo Criador, que a exemplo dos dedos que pertencem à mesma mão, assim somos nós, diferentes. Cuidar do semelhante torna-se difícil porque é necessário não julgar, perdoar e abrir mãos de certos conceitos que temos como verdade absoluta em nossa vida, cuidar de um pecador o tratando como puro e sem pecado, só fica difícil para quem se considera puro e sem pecado, porém quando olhamos para nosso pecado, e que podemos entender que o julgamento só cabe a Deus e não aos homens.
Lucas 6:28-38
28- Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
29-E Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
30-E Ao que te ferir numa face oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
31-E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lhe tornes a pedir.
32-E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
33-E se amardes aos que vos amam que recompensas terão? Também os pecadores amam aos que os amam.
34-E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensas terão? Também os pecadores fazem o mesmo.
35-E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensas terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
36-E Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e serão filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
37-E Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
38-E Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
  Amar o semelhante e como amar Deus, se não há capacidade de amar ao semelhante que e possível velo, como poderá amar Deus que não se vê?
  Semelhante não aquele que tem os mesmos hábitos, costumes, crenças ou freqüenta os mesmos locais e sim todo ser criado por Deus, não importa se a pecado ou não, ele é um filho de Deus como qualquer um, e não há direito em nenhum semelhante julgá-lo, quem ama não faz mal e sendo assim não desobedece nenhum mandamento.
  Se há interesse de descobrir onde está Deus olhe para dentro de si mesmo e o encontrará, dentro do coração de todo ser há guardado o amor, compaixão, este é o sentimento de Deus na vida de todo ser humano, e se houver dúvida, leia a trajetória de Jesus na terra, e saiba que após a Sua partida, o Pai enviou o Espírito Santo, para que fosse Consolador e Guia, e ao recebê-lo nos tornamos templo do Espírito Santo. 
  Após passar por várias religiões à procura de Deus e ter várias decepções com brigas e disputas entre irmãos e congregações que lutam por cargos posições e aparições na mídia para ostentar o poder e se sentirem realizados, eu resolvi me entregar diretamente ao estudo da Palavra de Deus, e ali encontrei Deus, e tive uma decepção ao descobrir que Deus não tem e não esta em religiões, Mas em compensação, Deus me proporcionou uma grande alegria ao descobrir que não perdi tempo em passar por tantos lugares, pois, foi ali que Deus mostrou-me, homens  pregando o que não vivem, e com as mesmas praticas dos sacerdotes, fariseu e doutores da lei do passado, só trocaram seus títulos, e ainda hoje estão dentro das religiões, e o povo continua cego e enganado por estes falsos profetas, descobri também que é preciso lutar como Jesus e seus discípulos para que possamos pregar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, que é o evangelho da Salvação pelo Amor, podemos freqüentar os templos, porém não podemos concordar com tudo que pregam, sei que seremos condenados, foi assim com Jesus Cristo, porque seria diferente conosco? Há um ditado popular "Todos os caminhos levam a Deus”, eu prefiro ir mais profundo e acreditar que Deus estará por todos os caminhos que eu passar, pois o próprio Jesus, antes da sua crucificação, nos apresenta o Espírito Santo como Consolador e Guia, e nos promete que Ele iria nos ensinar e lembrar tudo que falou; para isso basta guardar e seguir os seus Mandamentos que se resumem em dois principais.
Mateus 22:35-40
35-E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentá-lo, dizendo:
36-Mestre qual é o grande mandamento na lei?
37-E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38-Este é o primeiro e grande mandamento.
39-E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40-Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Deus fez as coisas tão fáceis e os homens às complicaram com suas doutrinas.