quarta-feira, 20 de março de 2013

Dizimo; Quem instituiu o dizimo? e porque não pregam a verdade?


 Dizimo; principio, meio e fim.

O Significado da palavra dizimo e a décima parte; Imposto que consistia no pagamento, à igreja ou à nobreza, a décima parte dos frutos colhidos. É uma modalidade de Imposto, tributo.

  O dizimo nas religiões abraâmicas foi instituído na lei de Moisés, doação feita para manter sacerdote da tribo de Levi, que cuidavam do tabernáculo e depois do templo. A tribo de Levi pelas suas atribuições não poderia possuir Herdade nem territórios como as outras tribos. Estas doações eram feitas em forma de mantimento, e também eram usadas para assistir órfãos, e viúvas e necessitados.
 Depois da destruição do templo no ano 70 d.C. a classe sacerdotal e os sacrifícios foram desmantelados e assim os rabinos começaram a recomendar que os Judeus contribuíssem com ofertas para obras de caridade.

 Dizimo de Melquisedeque.

  Para explicitar mais a palavra dizimo que tantos líder religiosos que afirmam ter um princípio bíblico entre Abraão e Melquisedeque, vou explicar um pouco sobre o assunto: Melquisedeque, cujo nome significa “rei de justiça”, foi um rei de Salem (Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo.


Gênesis 14: 18-20


18- Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19- E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20- E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
O aparecimento e desaparecimento repentinos de Melquisedeque no livro de Gênesis são misteriosos. Melquisedeque e Abraão se conheceram pela primeira vez depois da vitória de Abrão contra Quedorlaomer e seus três aliados. Melquisedeque ofereceu pão e vinho a Abraão e aos seus homens que estavam muito cansados, demonstrando amizade. Ele abençoou Abraão no nome de El Elyon ("Deus Altíssimo") e louvou a Deus por ter dado a Abraão Vitória na batalha (Gênesis 14:18-20). Abraão ofereceu a Melquisedeque um dízimo de tudo que tinha conquistado na guerra, (Isto é, os despojos de guerra). Ao fazer isso Abraão indicou que ele reconhecia que Melquisedeque acreditava e era seguidor do Deus verdadeiro.

   A existência de Melquisedeque mostra que outros povos além de Abraão e sua família também serviam ao Deus verdadeiro.


Marcos 9:37-40

37-Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe não a mim, mas ao que me enviou.

38-E João lhe respondeu, dizendo: Mestre; vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
39-Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
40-Porque quem não é contra nós, é por nós.
 Algumas denominações hoje têm como objetivo principal para ser um cristão fiel o pagamento do dizimo como entrega obrigatória por instituição de Deus, este critério é usado para: participar de ministérios e grupos da igreja, Jesus deixou a obra para ser feita por todos e em nenhum momento falou que para isso seria necessário entregar dizimo, e em nenhum momento pronunciou a palavra dizimo, para escolher nenhum de seus discípulos, e nem para selecionar quem poderia ou não fazer a obra de Deus, e as doações recebidas eram destinadas para cuidar do povo necessitado e para manutenção do evangelho, "cuidar de órfãos, viúvas necessitados", e a oferta que mais o agradou foi a da viúva, e ela deu as moedas que tinha.


Lucas 21:1-4

1-E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;

2-E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;

3-E disse: Em verdade os digo que lançou mais do que todos está pobre viúva;

4-Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.


1°Samuel 15:16-22

16-Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.
17-E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
18-E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19-Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
20-Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruiu totalmente;
21-Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
22-Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
  A doutrina do dizimo tem induzido aos cristãos a não obedecerem à proposta de Deus, tornando assim invalido os mandamentos, cristãos que “acreditam” que só em dizimar, os tornam santos e irrepreensíveis, uma santidade comprada e incentivada por religiões. Verificando no texto acima encontraremos Saul, foi um rei ungido diretamente por Deus por intermédio de profeta Samuel, e perdeu seu reinado ao achar que sacrificar era melhor do que obedecer.