sexta-feira, 15 de março de 2013

Conhecendo Jesus, aquele que veio para mostrar como Deus queria que fossemos e que vivêssemos.


Jesus e seus primeiros discípulos.
Jesus, 100% homem e 100% DEUS.

Jesus fala sobre as leis

Jesus e o grande mandamento

Jesus ensina o grande mandamento

Sermão do monte

Jesus ensina discípulos fazerem discípulos


Orientações de Jesus


Jesus e seus primeiros discípulos.
 João 1:35-51

35- No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;

36- E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

37- E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

38- E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?

39- Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

40- Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.

41- Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).

42- E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

43- No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.

44- E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

45- Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

46- Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

47- Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.

48- Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

49- Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

50- Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.

51- E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

 João Batista indica Jesus, a seus primeiros discípulos, que anteriormente eram discípulos de João Batista, e descreve Jesus como o cordeiro de Deus. Um destes discípulos era André, irmão de Simão Pedro e o outro era João o escritor deste evangelho, homens que mesmo não vendo nenhum milagre naquele momento como prova, mas mesmo assim o reconheceram e o chamaram de rabi, Jesus como todo líder, não como um ditador, mais como um mestre, segue em busca de seus discípulos. “Discípulo é a pessoa que recebe instrução, Aluno, Aquele que aprende, e segue as doutrinas de outrem”, Jesus pelo espírito Deus tinha conhecimento de cada um deles e com poucas palavras os surpreenderam. A partir daí começa a grande missão de Jesus, que era levar o verdadeiro ensinamento da vontade de Deus a toda criatura da face da terra, ensinamentos estes fundamentados nos mandamentos, Missão que não seria tão fácil, pois, teria que confrontar com fariseus, sacerdotes, doutores da lei, que estavam acostumados a sobrecarregar o povo com grandes fardos de sacrifícios e eles mesmos não cumpriam.


Jesus, 100% homem e 100% DEUS.

 João 1:14-15

14- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

15- João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
 Nestes versículos João se refere Verbo, ou seja, a palavra de Deus que se fez carne “um homem munido de todo conhecimento”, Jesus, 100% homem "carne", que a partir daquele momento habita entre os povos, como 100%Deus "Verbo, palavra de Deus". Para que pudéssemos ver a Gloria do Deus em Jesus, que chegou para nos agraciar com o direito da salvação pela remissão dos pecados. Jesus o homem incumbido de trazer à salvação as nações, por intermédio do verbo “palavra de Deus”, quando João fala após mim, ele se refere do Verbo de Deus em Jesus, e antes de mim ele se refere ao Verbo de Deus com Deus, no princípio do mundo, em Jesus Cristo, Deus revelou a sua natureza e essência de maneira que poderia ser vista e tocada, Deus se tornou um homem em meio do seu povo, conforme está escrito em: Isaias 7:14

Isaías 7:14

 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel, que traduzido quer dizer Deus conosco.


João 1:16-18

16- E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
17- Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
18- Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
 João fala Graça: Graça é um conceito definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua Salvação, esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido, e também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, e fruto da misericórdia e amor divino, João também define diferença entre lei e graça, Moisés enfatizou a lei e a justiça de Deus, enquanto Jesus, a misericórdia, amor, a fidelidade e o perdão de Deus, Moises foi o preceptor da lei, enquanto Jesus Cristo veio para cumprir, na antiga aliança a natureza e a vontade de Deus foram reveladas na lei, e na nova foram reveladas em Jesus Cristo. Depois que o filho de Deus se manifestou ao invés da revelação de Deus vir por meio de tabuas frias de pedra ou barro, veio por intermédio da vida de uma pessoa. E hoje todos nós temos acesso à palavra de Deus e podemos revelá-la a muitos que não tem conhecimento, Antes de Jesus, Deus nunca tinha se revelado, falava com seu povo por intermédio de outras pessoas, Profetas eram encarregados de entregar ao povo mensagens especificas mais ninguém viu a Deus, Jesus foi Deus "espírito", como o único filho de Deus "Verbo”. Quanto mais conhecemos a Jesus Cristo, (Palavra de Deus) mais aumentara o nosso entendimento de acerca de Deus.


Jesus fala sobre as leis.

  Mateus 5:17-20
17- Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

18- Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

19- Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20- Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

 Se observar bem estes versículos entenderá que ele não fala sobre a lei de Moisés, e sim sobre mandamentos, vários consertos foram feitos até aquela ocasião, e o povo se comportou com indiferença a todos eles; por vários profetas Deus falou ao povo e mesmo assim e desviaram-se dos seus caminhos, por isso Deus enviou as suas leis por Jesus, para plantar as leis diretamente no coração de cada um, e assim foi feito, aliança nova e eterna, e que não haveria outra, e está revelado no livro do profeta Jeremias.


 Jeremias 31:31-34

31- Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32- Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33- Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34- E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados
.

Jesus e o grande mandamento.

 Mateus 22:35-40

35- E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

36- Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37- E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38- Este é o primeiro e grande mandamento.
39- E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40- Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas


 João 13:34-35

34- Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

35- Nisto conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros

 Estes versículos descrevem como deve ser vida de um cristão, Jesus ensina o que ele espera de todos, há muitos que vivem hoje falsamente cumprindo doutrinas de homens e não se interessam em cumprir a verdadeira vontade de Deus, e atribuem a necessidade do próximo aos líderes políticos e religiosos, alegando ser "questões sociais", uma desculpa para não se preocupar com o próximo, como podemos amar a Deus se não amarmos a nossa semelhança? Outros se fecham em comunidades religiosas e declaram amar os irmãos membros, mais não se cumprimenta, não perguntam nem mesmo como vai, e se está precisando algo, e quando por um acaso toma ciência de problema de irmão até procura se afastar para não tomar parte, e a explicação é: "eu já tenho meus problemas" Jesus também tinha seus problemas, e era cuidar de um povo necessitado de palavra, amor e compreensão.  Se quisermos ser verdadeiros cristão temos que seguir os seus mandamentos, e não a doutrinas de homens.

Deus fez as coisas tão fáceis e os homens às complicaram com suas doutrinas.


Jesus ensina grande mandamento

 João 15:9-18

9- Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10- Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11- Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12- O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13- Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14- Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15- Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

16- Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo.

17-Quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
18- Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

 Nestes versículos Jesus deixa claro o que ele quer que nós cristãos sintamos o mesmo amor que ele nos amou, e para isso temos que guardar os mandamentos como ele guardou, e tudo isso e para que tenhamos uma vida plena e com um gozo perfeito e completo, quando ele fala em dar a vida pelos amigos ele ensina que temos que não só nos preocupar mais ajudar o nosso semelhante, quando agimos desta forma passamos a ser amigo de Jesus, e não mais servos, e partir daí somos escolhidos para dar continuidade a obra de Deus, se observarmos ele encerra com uma ordem e não pedido: Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.


Sermão do monte.

 Lucas 6:17-27

17-Jesus desceu com eles e parou num lugar plano. Estavam ali muitos dos seus discípulos e uma imensa multidão procedente de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,

18-Que vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados,

19- E todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava todos.

20-Olhando para os seus discípulos, ele disse: Bem-aventurados vocês, os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

21-Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir.

22-Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mal, por causa do Filho do homem.

23-Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas

24-Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação.

25-Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês, que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar.

26-Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.

27-Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,

 Jesus fala sobre bem-aventuranças, a palavra bem-aventurado ter como significado: (aquele se aventura no caminho do bem, Muito venturoso muito feliz, que traz ventura, que favorece, Teologicamente Diz-se (aquele que goza no céu a beatitude eterna.).

   Nestes versículos havia uma grande multidão de pessoas necessitadas de Jesus, não só da cura e da libertação, mais também para ouvir os seus ensinamentos, pois falava com propriedade, e o que falava era uma missão a todos, suas palavras traziam conforto para o coração daquele povo: sofrido, massacrado, humilhado, e aborrecido pela situação atual, fala também com os opressores, pois, ele sabia que no meio daquela multidão estavam eles, pois, o que Jesus falava trazia curiosidade, estes na verdade sempre buscaram algo para condená-lo, mais JESUS com propriedade os repreendia.

  Se observarmos bem não mudou muito de Jesus até o momento em que vivemos, em uma multidão de pessoas existe uma multidão de problemas variados, o que quase não se repete é que não há ninguém para confrontar com os opressores, e eles continuam atuando livremente e sem nenhuma repreensão até mesmo em cima de púlpitos, e a frente de religiões.

 Jesus ensina discípulos fazerem discípulos.

Mateus 28:16-20

16- E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17- E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18- E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20- Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém

 Jesus orienta os discípulos a fazerem discípulos, ele sabia que não pararia por ali o que ele havia começado, e logo estes estariam fazendo novos discípulos e assim sucessivamente, quando ele fala estou convosco até a consumação do século, Ele está se referindo não ao Jesus homem, mais os seus ensinamentos, o que aprendemos com Jesus fica para sempre em nossa consciência, por isso não devemos guardá-la como uma pedra preciosa, está joia tem que ser compartilhada até atingir o fundo de todos os corações, e isto só depende de nós.


As orientações de Jesus.
 Marcos 12:29

28-Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

29-E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30-Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

31-E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

32-E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;

33-E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

 Jesus não o reconheceria como nosso Deus se assim ele não fosse, e hoje algumas religiões fazem culto para Jesus, espírito Santo separadamente; Deus é único Pai (criador), é o filho (palavra), é Espírito santo (Deus não carnal), Deus é o único que deve ser adorado e exaltado e glorificado assim como o próprio Jesus deixou orientações.


LEIA ARTIGO COMPLETO: CONHEÇA O DEUS DOS CRISTÃOS.